Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
A A A

11/02/2019

Já foi publicado o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD)

O QDRCD tem por base o Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos (DigComp 2.1), o qual está alinhado com a terminologia e lógica do Quadro Europeu de Qualificações e adapta-o à realidade nacional.

 

O Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital tem quatro grandes objetivos:

 

1) apoiar a definição de políticas e estratégias, permitindo um mapeamento de competências digitais articulado com outros referenciais;

2) desenhar programas de educação, nomeadamente para revisão curricular;

3) promover e fundamentar o desenvolvimento de programas de formação e de competências de cidadania e de empregabilidade;

4) avaliar e certificar competências, quer por autodiagnóstico, quer por entidades certificadoras.

 

A criação do QDRCD é considerada fundamental e crítica para o sucesso do INCoDe.2030, constituindo ainda um instrumento orientador no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de diagnóstico, promoção e monitorização da evolução das competências digitais.

 

O racional do QDRCD considera, na sua base, três fatores: o domínio cognitivo predominante ou exigido; o grau de complexidade da tarefa; o grau de autonomia do cidadão na demonstração da competência.

 

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministro da Educação e do Secretário de Estado do Emprego.

 

Para saber mais, consulte o Despacho nº 1088/2019, de 31 de janeiro.

Fonte: DGE/INCoDe2030/DRE

Topo