Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
  AD&C Número 2 / maio a agosto de 2018
NEWS PT2020
PNI 2030 – Os grandes projetos da próxima década para Portugal
O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) é um instrumento de planeamento de longo prazo que define os investimentos estratégicos que o país deverá lançar na próxima década, com incidência nas áreas dos transportes e mobilidade, ambiente e energia. A definição das prioridades assenta em duas fases a decorrer em 2018. Conheça-as e participe!
O PNI 2030 resulta de um amplo consenso social, económico e político e articula-se com os objetivos estratégicos definidos para o Portugal 2030 (estratégia nacional para Portugal pós 2020), bem como com o PNPOT – Plano Nacional da Política de Ordenamento do Território e o RNC2050 - Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.
  Este programa vai incidir sobre a mobilidade e os transportes, fatores chave para a competitividade externa e a coesão interna do país, que estão intrinsecamente ligados ao ambiente e energia, pelos desafios das alterações climáticas, da descarbonização e da transição energética.



Entrevista

  Em entrevista à NewsPT2020, Marc Lemaître deixa elogios a Portugal e fala da estratégia e dos desafios para depois de 2020. Uma proposta ainda em negociação com o Governo português.
  Marc Lemaître, Diretor-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia Como classifica a Política de Coesão em Portugal nos últimos anos? Nos últimos anos, a Política de Coesão tem contribuído substancialmente para a recuperação económica global de Portugal e estamos empenhados em continuar a trabalhar em conjunto com vista a apoiar uma trajetória de crescimento forte e sustentável para os próximos anos. Neste contexto, gostaria de felicitar as autoridades portuguesas pela utilização adequada dos Fundos Estruturais.

 
Histórias com valor
EKUI: Metodologia de aprendizagem e de comunicação inclusiva Vencedora de vários prémios, a EKUI é uma metodologia de alfabetização e reabilitação inclusiva, a única no mundo que combina quatro formas de comunicação: a gráfica, o braille, a língua gestual e o alfabeto fonético. O projeto é apoiado pelo PO ISE através da Iniciativa Portugal Inovação Social - Parcerias para o Impacto.
EKUI é o acrónimo para Equidade, Knowledge, Universalidade e Inclusão. Trata-se de um projeto que elimina as barreiras na comunicação linguística, permitindo que crianças, jovens e adultos, independentemente de necessidades especiais, possam universalmente compreender-se uns aos outros. A ideia do projeto surgiu em 2003 quando Celmira Macedo dava aulas de educação especial a crianças com autismo e limitações cognitivas.

Na altura percebeu que as crianças identificavam com muito mais facilidade as letras do alfabeto quando lhes associava um gesto da língua gestual portuguesa. Entre 2003 e 2009 desenvolveu esta metodologia com os alunos obtendo resultados muito positivos no desenvolvimento de competências de literacia, fonética e comunicação. Em 2015 é lançada a marca EKUI, uma linha de material didático e inclusivo, sendo o EKUI Alfabeto o seu principal produto.
 

 
Um gosto especial pela alfabetização
Com a metodologia EKUI a alfabetização passou a ser mais estimulante para as crianças. É este o testemunho de Maria Augusta Santos.
É professora do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico no Externato Bom Jesus em Matosinhos e trabalha com a metodologia EKUI desde 2016. Considera que esta linha didática vem romper com a tradicional forma de ensino.



O QUE HÁ
DE NOVO




Concursos para Sistemas de Incentivos e Sistemas de Apoio COMPETE 2020
Aceda aos planos de avisos e conheça as candidaturas abertas



Quatro projetos portugueses são finalistas dos Prémios RegioStars
Saiba quais são e como VOTAR!



Auto-avaliação em Contratação Pública
Aceda aqui às ferramentas disponíveis



Linha BEI Autarquias - 250M€ para apoiar projetos do Portugal 2020
Financiamento da contrapartida nacional de operações aprovadas no âmbito do Portugal 2020



Boletim dos Fundos da União Europeia
Aceda à última edição



Empresa algarvia apoiada por Fundos da União Europeia soma distinções
Conheça a Sun Concept



Reciclar Vale Mais-Campanha que troca embalagens usadas por descontos
Ação apoiada pelo PO SEUR



Boletim Informativo nº 1 do PO CH
Resultados, Histórias de Sucesso e Estudos e Avaliações em evidência



QUIZ PO CH “Sabias que…”
Teste os conhecimentos de forma divertida


  

Partilhar


www.adcoesao.pt
Com a colaboração da REDE DE COMUNICAÇÃO PORTUGAL 2020
De acordo com o DL nº7/2004 de 7 de janeiro, o utilizador poderá aceder aos seus dados, retificar ou cancelar os mesmo, conforme o disposto no artigo 22º.
Topo