O Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas – PEJENE – já mobilizou mais de 3.500 jovens e 1.800 empresas.
De âmbito nacional, o PEJENE é um programa de estágios criado pela Fundação da Juventude para dar resposta às necessidades de aprendizagem dos jovens a frequentar o Ensino Superior, contribuindo para a melhoria do seu desempenho de tarefas de caráter profissional e para o aumento de conhecimentos em contexto real de trabalho.
O PEJENE, que vai na sua 28.ª edição, conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e destina-se aos jovens a frequentar o penúltimo ou último ano de qualquer curso do ensino superior público, privado e cooperativo (CTeSP – cursos técnicos superiores profissionais, licenciatura, mestrado, mestrado integrado ou pós-graduação).
- A primeira fase do PEJENE arranca com as empresas e entidades de acolhimento interessadas em receber estagiários e que poderão submeter as suas candidaturas até 30 de abril. As candidaturas, que este ano estão disponíveis para todas as áreas de atividade, podem ser efetuadas através da plataforma disponibilizada pela Fundação da Juventude onde, após avaliação dos requisitos das empresas e entidades de acolhimento, será divulgada a lista de vagas para estágios, iniciando-se assim as candidaturas para os jovens estudantes.
- A segunda fase do PEJENE tem início a 5 de maio com a abertura das inscrições para os jovens estudantes que pretendam candidatar-se a um dos estágios disponibilizados pelas empresas em http://www.fjuventude.pt/pejene2020.
PEJENE – Capacitação dos jovens para os desafios do contexto real de trabalho
Este programa tem vindo a responder com muito sucesso, desde 1993, às necessidades dos jovens que se encontram a finalizar o ensino superior, permitindo antecipar as tendências mundiais sobre o futuro do mercado de trabalho. Constitui um programa central no contexto da Missão da Fundação da Juventude de realizar e/ou apoiar projetos, atividades e iniciativas destinadas a promover a integração dos jovens na vida ativa e profissional. Saber mais
Fonte: Fundação da Juventude/MC