Conheça o Guia da Iniciativa de Cidadania Europeia

Set 23, 2020 | Notícias

Graças à iniciativa cidadania europeia, os cidadãos da União podem participar na elaboração das políticas da União Europeia, bem como colocar na agenda europeia as questões que mais lhes interessam.

 

Uma iniciativa de cidadania reúne pessoas de diferentes países da UE com o objetivo de recolher assinaturas e de exortar a Comissão Europeia a propor novos atos legislativos sobre questões que lhes são caras.

 

Trata-se de uma forma de lançar um debate político «da base para o topo» e de sensibilizar as pessoas para causas comuns que as unem além-fronteiras.

 

Lançado em 2012, este instrumento está agora a dar os seus frutos, tendo várias iniciativas dado origem a propostas legislativas concretas da Comissão Europeia. Para tornar o processo ainda mais acessível e mais fácil de utilizar tanto pelos organizadores como pelos apoiantes, desde o início de 2020 aplicam-se novas regras.

 

A iniciativa de cidadania europeia é o seu instrumento para fazer chegar as suas ideias e ajudar a construir uma Europa melhor. Participe na construção da União Europeia.

 

Saiba mais, consultando o Guia da Iniciativa de Cidadania Europeia.

 

Fonte: UE/MC