AD&C no Fórum das Políticas Públicas 2021

Out 29, 2021 | Notícias

A AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão participou hoje no Fórum das Políticas Públicas 2021, este ano dedicado ao tema ‘Fundos Europeus e as políticas públicas em Portugal’.

Nuno Oliveira Santos, Presidente da AD&C, foi o comentador do Painel ‘Sondagem sobre o uso de fundos’, onde foram apresentados os resultados da Sondagem sobre o Uso dos Fundos Europeus, realizada por Pedro Adão e Silva e Isabel Flores.

Este ESTUDO teve como objetivo específico identificar de que forma os portugueses percepcionam um conjunto de matérias relacionadas com a aplicação dos fundos europeus nomeadamente: As prioridades das intervenções associadas ao financiamento europeu; Os mecanismos de controlo da aplicação do financiamento europeu; O impacto do financiamento europeu no desenvolvimento do país.

No âmbito das principais conclusões os PORTUGUESES:

1. Fazem um balanço moderadamente positivo do impacto dos fundos estruturais em Portugal

2. Têm expectativas elevadas sobre o impacto do PRR nos próximos anos

3. Defendem uma maior transparência e controlo no uso dos fundos

4. Revelam grande desconhecimento e distanciamento sobre o modo como os fundos são utilizados

5. Têm uma perceção mais positiva do impacto e da transparência no uso dos fundos quanto mais escolarizados são

Face aos resultados apresentados, Nuno Santos, Presidente da AD&C, referiu que “precisamos de melhorar a discussão sobre processos, linguagem, perceber resultados, monitorizar e para isso precisamos de ser mais regulares”.

Transparência e prestação de contas, o modelo de governação dos fundos e os fundos e a estratégia de desenvolvimento do país, são outros dos temas em destaque neste Fórum.

O Fórum das Políticas Públicas, organizado por IPPS-Iscte, é uma iniciativa que se realiza anualmente desde 2012, tendo como objetivos gerais promover o debate de ideias, o conhecimento e a informação sobre as políticas públicas e contribuir para a melhoria da qualidade dos processos de desenho, concretização, regulação e avaliação das políticas públicas em Portugal.

Fonte: ADC/ISCTE