A Comissão Europeia celebra o 30.º aniversário das atividades Jean Monnet que promovem os estudos europeus em todo o mundo, dinamizando hoje em Bruxelas, um evento de alto nível.
Organizado no âmbito da campanha de comemoração de três décadas de realizações das atividades Jean Monnet, que terminará no final de 2019, e inclui centenas de eventos destinados a estudantes, responsáveis políticos e cidadãos.
As atividades Jean Monnet inscrevem-se no quadro do programa Erasmus+ e visam promover a excelência, a nível mundial, do ensino superior orientado para os estudos europeus, bem como criar laços entre universitários, investigadores e responsáveis políticos.
Entre 1989 e 2019, as atividades Jean Monnet apoiaram mais de 1 000 universidades em cerca de 100 países, permitindo-lhes propor, nos seus programas curriculares, cursos de estudos europeus. Atualmente, 300 000 estudantes beneficiam cada ano desta iniciativa.
Cada ano, as atividades Jean Monnet financiam mais de 250 novas medidas, envolvendo cerca de 9 000 professores universitários e numerosas outras pessoas e instituições. Até ao momento, foram apoiadas mais de 5 000 ações.
Desde o seu lançamento, em 1989, esta iniciativa permitiu editar milhares de publicações de investigação no domínio dos estudos europeus que abrangem diversas disciplinas e vários domínios de intervenção, designadamente o direito europeu, a história da integração europeia, a inovação, o emprego, a defesa, a migração, os cuidados de saúde, a energia, os transportes e a ação climática.
Muitos destes conhecimentos de ponta foram divulgados em importantes publicações especializadas e em instâncias de informação sobre políticas, influenciando assim os debates e contribuindo para uma melhor definição das políticas a nível nacional e europeu, acabando por incidir na vida e nas oportunidades dos cidadãos.
As atividades Jean Monnet têm vindo a assumir uma dimensão verdadeiramente global: 60 % dos 1 300 pedidos de subvenções apresentados em 2018 tiveram origem em países que não pertencem à União Europeia.
A proposta da Comissão Europeia para o futuro programa Erasmus (2021-2027) prevê o alargamento das atividades Jean Monnet a outros setores da educação, nomeadamente às escolas, para aumentar a sensibilização dos jovens para a União Europeia.
Mais informação sobre as atividades Jean Monnet
As atividades Jean Monnet (1888-1979), que utilizam o nome de um dos fundadores da União Europeia, são parte integrante do Erasmus+, o programa europeu de apoio à educação, à formação, à juventude e ao desporto. As atividades estão abertas a universitários de qualquer instituição de ensino superior reconhecida oficialmente no mundo, o que contribui para alargar o ensino e a investigação relacionados com a União Europeia a países em que os conhecimentos neste domínio são muito limitados.
Os beneficiários das bolsas Jean Monnet usufruem de plena liberdade académica e deverão realizar os seus trabalhos de forma independente e cientificamente rigorosa.
As atividades Jean Monnet também apoiam várias instituições na Europa designadas para alcançar a excelência nos estudos europeus e na investigação neste domínio.
Fonte: CE/MC