LISBOA foi a capital escolhida pela Comissão Europeia para receber a 4.ª edição da European Climate Change Adaptation (ECCA 2019) que vai ter lugar no Centro Cultural de Belém (CCB), de 28 a 31 de maio.
As alterações climáticas são consideradas por muitos o grande desafio do século XXI. A sua dimensão apela à investigação de respostas eficazes para a redução dos riscos ambientais e sociais associados, assim como de soluções que promovam um futuro seguro para os seres humanos e ecossistemas.
O objetivo principal da ECCA 2019 é a divulgação de soluções propostas nas áreas da adaptação às alterações climáticas e da prevenção e redução de risco de desastres provocados por eventos extremos.
Com o intuito de promover o aumento da resiliência climática das sociedades, será dado especial destaque à transferência de conhecimento entre a ciência e a inovação, às políticas públicas e às boas práticas.
De caráter bienal, a ECCA 2019, pela primeira vez organizada numa cidade do sul da Europa, dará seguimento ao sucesso alcançado nas edições anteriores de Hamburgo (2013), Copenhaga (2015) e Glasgow (2017).
Os temas centrais desta edição são:
• Dados, métodos e abordagens na adaptação às alterações climáticas e na redução de risco
de desastres;
• Coprodução de conhecimento, soluções e serviços;
• Comunicação, partilha de informação e apoio à decisão;
• Instituições, governança, cidadãos e justiça social;
• Desafios climáticos globais;
• Gestão do risco climático e resiliência.
A ECCA 2019 vai contar com cerca de 1000 participantes, entre eles: comunidades de investigadores, decisores políticos, autoridades e agências nacionais, regionais e locais com responsabilidade na implementação de planos e medidas de adaptação às alterações climáticas e organizações não governamentais. Contará ainda com o setor empresarial, do empreendedorismo e de startups associadas a serviços climáticos.
A 4.ª conferência ECCA é organizada por três projetos de investigação e inovação europeus (Horizonte 2020):
- PLACARD – PLAtform for Climate Adaptation and Risk reDuction, coordenado pela FCiências.ID, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
- BINGO – Bringing INnovation to onGOing water management, coordenado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil;
- RESCCUE – RESilience to cope with Climate Change in Urban arEas coordenado pela AQUATEC – SUEZ Advanced Solutions, sediada em Barcelona, em nome da Comissão Europeia.
A ECCA 2019 conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Ministério do Ambiente, entre outros. Mais informações sobre este evento de referência na área da adaptação às alterações climáticas disponíveis em https://www.ecca2019.eu/
Fonte: CE/ECCA 2019/MC