Foi apresentado, a 17 de setembro, o Instrumento de Assistência Técnica em Portugal – 2025, um evento promovido pela AD&C, no Instituto da Segurança Social, em Lisboa.
Dividido em duas Sessões, o encontro foi aberto pelo Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, a que seguiram as intervenções de Duarte Rodrigues, Vice-presidente da AD&C e Natalie Berger, Diretora da DG Reform, na Comissão Europeia.
Na Sessão I, foi debatida a implementação do IAT em Portugal com apresentação dos resultados, por Bárbara Duque da AD&C, seguida da partilha de experiências com o projeto Garantia para a Infância, por Sónia Almeida, Coordenadora Nacional.
A Apresentação Geral do IAT 2025: novidades europeias e prioridades nacionais, no âmbito do contexto político e prioridades do ciclo 2025, foi efetuada por Nathalie Berger, Diretora DG REFORM.
Já a Caracterização global do ciclo 2025 foi apresentada por Florin Popa e Ana Ferreira Reis, Coordenadores para Portugal da DG Reform.
Finalmente, encerrando a primeira sessão, foram apresentados os procedimentos para a Convocatória 2025, por Mafalda Ferreira da AD&C.
Da parte da tarde, realizou-se a Sessão 2, com Sessões temáticas e Flagships sobre a Iniciativa ComPACT em Portugal, Fortalecimento das Administrações Públicas, Ambiente de Negócios, Competitividade e Sustentabilidade, Saúde, Demografia, Finanças Públicas & Administração Tributária, e Migrações.
Fonte: AD&C