Durante a sessão plenária do Parlamento Europeu em Bruxelas (8-11 março de 2021), David Sassoli, Presidente do Parlamento Europeu, Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, e António Costa, Primeiro-Ministro de Portugal e Presidente em exercício do Conselho Europeu, participaram na cerimónia de assinatura da declaração conjunta para a Conferência do Futuro da Europa.
Um momento decisivo para reforçar a União Europeia com a força dos seus cidadãos.
Aceda aqui ao Discurso do Primeiro-Ministro, António Costa.
“A convocação da Conferência sobre o Futuro da Europa é uma mensagem de confiança e de esperança no futuro que dirigimos aos europeus. A confiança de que venceremos a pandemia e superaremos a crise; a esperança de que juntos construiremos uma Europa de futuro, justa, verde e digital”.
A declaração estabelece os objetivos, a estrutura, o âmbito e o calendário da Conferência, que tem como intuito envolver os cidadãos num amplo debate sobre o futuro da Europa.
A Conferência pretende analisar os desafios que a UE enfrenta, incluindo os provocados pela pandemia de COVID-19, mas refletindo a Agenda Estratégica da União Europeia (as prioridades políticas da União Europeia para o período 2019-2024). As políticas relativas às alterações climáticas, as questões económicas e sociais e a transformação digital também fazem parte dos temas a abordar. No entanto, todos os cidadãos são livres de levantar questões que pretendam que sejam debatidas.
O primeiro encontro formal está previsto para o dia 9 de maio, Dia da Europa, de onde deverão sair indicações orientadoras sobre o futuro da Europa até à primavera do próximo ano.
Saiba mais em https://www.2021portugal.eu/pt/
Fonte: Presidência Portuguesa do Conselho da UE/MC