Repensar a atratividade regional na região portuguesa do Alentejo
Resumo:
Apoiado pela Comissão Europeia, o programa da OCDE “Repensar a Atratividade Regional” ajuda decisores políticos a compreender como as regiões podem melhor atrair talentos, investidores e visitantes no mundo em constante mudança.
Os estudos de casos regionais realizados pela OCDE no âmbito deste programa fornecem um retrato do perfil de atratividade das regiões participantes, juntamente com considerações políticas e de governação a vários níveis para orientar os participantes no desenvolvimento das respetivas melhores práticas.
O Alentejo, a maior região de Portugal, tem uma grande disponibilidade de terras e recursos naturais que favorecem a agricultura e a produção de energias renováveis. As indústrias existentes e emergentes, juntamente com as atrações culturais, oferecem potencial substancial para enfrentar os desafios do declínio demográfico e da escassez de talentos que a região enfrenta. Para concretizar este potencial, será necessário, nomeadamente, dar prioridade a melhorias no acesso à saúde, à educação e aos serviços sociais, promovendo simultaneamente a coesão social, bem como melhorar a utilização dos solos e a habitação e enfrentar os desafios relacionados com a conectividade física e digital.
______________________________
Repensar a atratividade regional na região portuguesa do Alentejo
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
[Paris], OECD, 2025
______________________________
Fonte: OCDE

