px

Cidadãos recomendam Democracia e Valores para o futuro da Europa

Jan 4, 2022 | Notícias

Garantir os direitos e a não discriminação, proteger a democracia e o Estado de direito, reformar a UE, construir a identidade europeia e fomentar a participação dos cidadãos são o primeiro conjunto de recomendações formuladas pelos cidadãos no contexto da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Os participantes no Painel de Cidadãos Europeus sobre «Democracia europeia/valores e direitos, Estado de direito e segurança» adotaram 39 recomendações, em dezembro, que serão agora apresentadas e debatidas no Plenário da Conferência e que serão tidas em consideração nas propostas finais.

Os cidadãos não só lançam um apelo à ação relativamente a questões que consideram importantes, como a garantia do direito à privacidade, a promoção da paridade entre homens e mulheres e dos valores comuns, a luta contra a desinformação, o incentivo à participação ativa e a cidadania, como também explicam os objetivos que pretendem alcançar e por que razão são importantes.

Os quatro painéis de cidadãos europeus, cada um composto por 200 participantes, são um processo liderado pelos cidadãos e uma pedra angular da Conferência sobre o Futuro da Europa.

As deliberações daí emanadas têm em conta os contributos dos cidadãos, recolhidos em toda a Europa através da Plataforma Digital Multilingue e de eventos realizados em todos os Estados-Membros e apoiados por apresentações de académicos de renome e de outros peritos.

Os cidadãos foram selecionados aleatoriamente por contratantes especializados, utilizando metodologias para garantir que os participantes representam a diversidade da UE em termos de origem geográfica, género, idade, meio socioeconómico e níveis de formação académica.

Cada Painel de Cidadãos Europeus emitirá recomendações que serão apresentadas e debatidas no Plenário da Conferência, que exporá as suas propostas sobre o futuro da Europa à Comissão Executiva.

Partilhe ideias e preste o seu contributo através da Plataforma Digital Multilingue.

 

Fonte: CEPortugal