Saiba como é que a Comissão Europeia apoiou o emprego, os assuntos sociais, as competências e a mobilidade laboral em 2014-2019.
O Pilar Europeu dos Direitos Sociais forma o cenário das iniciativas na área do emprego e assuntos sociais, no presente e no futuro. Proporciona uma orientação sobre abordar novos desafios sociais relacionados com o futuro do trabalho e na criação de convergência ascendente na Europa. Para garantir sociedades modernas, inclusivas, sustentáveis e competitivas onde uma economia dinâmica e o progresso social continuem a avançar lado a lado.
O Pilar Europeu dos Direitos Sociais encontra-se estruturado à volta de três prioridades: igualdade de oportunidades para a educação e formação e acesso ao mercado do trabalho; condições de trabalho justas e acesso à proteção social. Os 20 direitos e princípios que o constituem vão desde o direito a salários mínimos em todos os países da União Europeia ao direito a cuidados de saúde, e desde os princípios de igualdade de oportunidades e de equilíbrio entre a vida profissional e privada ao direito à proteção social.
Desde o virar da página da crise à adaptação a um mundo laboral em mudança, e ao investimento em pessoas e competências, conheça as realizações da Comissão Europeia nas áreas do emprego, assuntos sociais, competências, mobilidade laboral e estatísticas em 2014-2019, consultando a publicação “Colocar a Dimensão Social no Coração da Europa”.
Fonte: CE/MC