Estão encontrados os Vencedores da European Statistics Competition (ESC 2020), que decorreu no ano letivo de 2019-2020. A equipa portuguesa “Cirurgiões”, da Escola Secundária Santa Maria do Olival, de Tomar, classificou-se em segundo lugar, na faixa etária dos 16 aos 18 anos.
Mais de 17 000 estudantes de 17 países inscreveram-se na terceira edição desta competição de literacia estatística.
Um júri de especialistas europeus avaliou as 57 candidaturas para escolher os melhores vídeos, tanto na faixa etária de 14 a 16 anos (27 apresentações) como na de 16 a 18 anos (30 apresentações).
Vencedores do grupo dos 14 aos 16 anos
A equipa NILGADRIES (Bélgica) ficou em primeiro lugar no grupo dos “juniores” (14-16). No vídeo vencedor, eles exploram o futuro de Emma e Nathan, dois jovens de 15 anos que vivem em duas regiões diferentes da Bélgica, no que diz respeito a educação, emprego, saúde e bem-estar.
O segundo lugar vai para a equipa TEGLZAROŽE (Eslovénia) com foco na personagem principal Marija e nas suas oportunidades no âmbito da escolaridade e do mercado de trabalho.
A equipa FRESIITO (Estónia) obteve o terceiro lugar, com o seu vídeo sobre pegada de carbono.
As equipas CERVICALIA (Polónia) e Tristat (Itália) completaram as cinco primeiras.
Vencedores do grupo dos 16 aos 18 anos
No grupo “sénior” (16-18), o primeiro prémio foi para a equipa ORŁY_Z_IV (Polónia). Recorrendo a uma animação com blocos de Lego, o vídeo descreve alguns dos problemas que os jovens enfrentam por causa da pandemia de Covid19.
O segundo e o terceiro lugar foram decididos por pouca margem. A equipa Cirurgiões (Portugal) ficou no segundo lugar, com a sua história ao vivo sobre as oportunidades da personagem principal, Ted, no mercado de trabalho.
A equipa Trilussa’s chicks (Itália) obteve o terceiro lugar, com um vídeo animado sobre conduzir sob efeito do álcool.
Os vídeos das equipas HAKUMA (Polónia) e MARS (França) também conquistaram um lugar entre os cinco primeiros.
O júri deste ano foi constituído por especialistas nas áreas de comunicação, jornalismo, educação científica, gamification e produção de vídeo:
- Agueda Gras-Velazquez, Diretora do departamento de educação em ciências da European Schoolnet
- Eva Lopez, Gestora de inovação e jornalista de dados da Deutsche Welle (DW)
- Harutyun Tsatryan, European Youth Press, membro do conselho executivo responsável por projetos e parcerias
- Helle Harbo Holm, Diretor de Comunicação Statistics Denmark
- Jo Røislien, Professor de Bioestatística e science communicator
- Kimmo Vehkalahti, Orador sénior no Centre for Social Data Science
- Maja Andlovic and Domen Ožbot, Videokeks production
- Péter Kovács, Reitor da Faculty of Economics and Business Administration e Diretor do Departamento de Estatística e Demografia da Universidade de Szeged
- Samantha Clarke, Professora assistente de Design Futurista no Centre for Arts, Memory & Communities da Coventry University
- Tim Allen, Vice-Diretor de Difusão do Eurostat, presidente do júri
Sobre a Competição Europeia de Estatística
A European Statistics Competition é uma competição organizada pelo Eurostat (o Gabinete de Estatísticas da União Europeia) e vários Institutos Nacionais de Estatística, com o propósito de promover a literacia estatística entre os estudantes e os professores.
Os principais objetivos desta competição são: promover a curiosidade e o interesse dos alunos pela estatística; incentivar os professores a utilizar novos materiais e novos métodos de ensino da estatística, incrementando a utilização de dados estatísticos oficiais e a aplicação do conhecimento estatístico adquirido.
Visa também mostrar aos alunos e aos professores o papel da estatística em vários aspetos da sociedade, e ainda promover o trabalho de equipa e a colaboração entre os alunos com vista a alcançar objetivos comuns.
Mais informações disponíveis em https://esc-2020.eu/
Fonte: Eurostat/INE/MC