“Por uma Europa mais forte, unida e virada para o futuro” foi o tema principal da Cimeira Social Tripartida realizada ontem, em Bruxelas.
Os debates foram estruturados em torno dos seguintes três subtemas:
- 50 anos de mobilidade laboral – tirar o melhor partido da livre circulação de trabalhadores para o bom funcionamento dos mercados de trabalho;
- Realizar investimentos num mercado único mais aprofundado e mais equitativo;
- Aproveitar o “novo começo para o diálogo social” para moldar o novo mundo do trabalho.
Aceda aqui às principais mensagens desta edição da Cimeira Social Tripartida que antecede o Conselho Europeu da primavera.
Sobre a Cimeira Social Tripartida
A Cimeira Social Tripartida é uma instância de diálogo entre as instituições da UE, a nível dos presidentes, e os parceiros sociais europeus, a nível dos dirigentes.
A cimeira é copresidida pelo presidente do Conselho Europeu, pelo presidente da Comissão Europeia e pelo chefe de Estado ou de Governo da Presidência rotativa, que desta vez é a primeira‑ministra da Roménia.
A Cimeira Social Tripartida realiza-se duas vezes por ano, nas vésperas dos Conselhos Europeus da primavera e do outono.
É uma oportunidade para um intercâmbio construtivo de pontos de vista entre os dirigentes das organizações sindicais e patronais europeias, a Comissão Europeia, o Conselho Europeu, os Chefes de Estado e de Governo da União Europeia e os ministros do Emprego e dos Assuntos Sociais dos países que detêm a presidência do Conselho da UE e dos que a vão exercer no semestre seguinte.
Fonte: CE/Conselho Europeu