Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
A A A

04/10/2017

Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável: Transformar o nosso Mundo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável visam resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás. Foram pensados a partir do sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (entre 2000 e 2015), e pretendem ir mais longe para acabar com todas as formas de pobreza.

Trata-se de uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes. A mobilização dos meios de implementação (dos recursos financeiros às tecnologias de desenvolvimento e transferência de capacitação) é também reconhecida como fundamental.

Transformar esta visão em realidade é essencialmente da responsabilidade dos governos dos países, mas exige também novas parcerias e solidariedade internacional. Todos têm um papel a desempenhar. A avaliação dos progressos deve ser realizada regularmente, por cada país, envolvendo os governos, a sociedade civil, empresas e representantes dos vários grupos de interesse; com base num conjunto de indicadores globais, cujos resultados são compilados num relatório anual.

Foi a 1 de janeiro de 2016 que entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 objetivos (desdobrados em 169 metas), aprovada por unanimidade por 193 Estados-Membros, numa cimeira realizada na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA), a 25 de setembro de 2015.

 

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são os seguintes:

 

  1. Erradicar a pobreza;
  2. Erradicar a fome;
  3. Saúde de qualidade;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de género;
  6. Água potável e saneamento;
  7. Energias renováveis e acessíveis;
  8. Trabalho digno e crescimento económico;
  9. Indústria, Inovação e Infraestruturas;
  10. Reduzir as desigualdades;
  11. Cidades e comunidades sustentáveis;
  12. Produção e consumo sustentáveis;
  13. Ação climática;
  14. Proteger a vida marinha;
  15. Proteger a vida terrestre;
  16. Paz, justiça e instituições eficazes;
  17. Parcerias para a implementação dos objetivos.
     

 

Para saber mais, consulte o Guia sobre Desenvolvimento Sustentável do Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC).

 

Aliança dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Portugal

 

A Aliança dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Portugal (Aliança ODS Portugal) é uma plataforma multistakeholder, capaz de organizar os seus membros consoante os ODS e metas que pretendem trabalhar, de forma a promover pontes de diálogo e cooperação, assim como criar bases sustentáveis para o desenvolvimento de parcerias e a criação de projetos, programas e ações.

Da mesma forma, a Aliança ODS Portugal promove e divulga iniciativas bem-sucedidas, possibilitando a aprendizagem horizontal e o reconhecimento internacional das iniciativas portuguesas.

Os objetivos gerais da Aliança são: sensibilizar, informar, concretizar, monitorizar e avaliar a contribuição do Setor Empresarial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente em Portugal, podendo também envolver-se em projetos noutros países, nomeadamente os abrangidos pela cooperação portuguesa e europeia.

A Aliança dá uma especial atenção às orientações e guias oriundos da Organização das Nações Unidas (ONU), ISO, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros organismos internacionais, bem como às diretivas e orientações emanadas da União Europeia.

A Aliança é coordenada e representada pela UN Global Compact Network Portugal.

Mais informações sobre a Aliança ODS Portugal disponíveis no website UN Global Compact Network Portugal.

 

Fonte: UNRIC/UN Global Compact Network Portugal

 

Topo