Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
A A A

11/07/2019

Dia Mundial da População | 11 de julho

Este mês o Observatório das Migrações (OM) destaca o tema da População Imigrante para assinalar o Dia Mundial da População, a 11 de julho.

 

Esta data foi proclamada pelas Nações Unidas em 1989, com o intuito de sensibilizar os países do mundo para a importância das questões populacionais.

 

Desde 1945 a população mundial mais do que triplicou, embora assuma um ritmo mais lento de crescimento nas últimas décadas e essa evolução não seja idêntica em todos os países.

 

Projeções da população continuam a confirmar o aumento da população a nível mundial, embora se observe também um número crescente de países já com decréscimos da população induzidos por baixas taxas de fecundidade.

 

Portugal ocupa lugar entre os países mais envelhecidos e com mais graves fragilidades demográficas do mundo (terceiro lugar no contexto da União Europeia).

 

No âmbito destas questões populacionais, as migrações tornaram-se na componente populacional principal de alguns países, demonstrando-se que apenas a imigração atenua o declínio populacional de alguns países. Os mais recentes relatórios das Nações Unidas (World Population Prospects 2019) e da União Europeia (Demographic Scenarios for the EU: Migration, Population and Education, 2019), em destaque nesta Newsletter OM, realçam como sem imigração o declínio natural da população na maioria dos países europeus é inevitável.

 

Destaca-se, porém, que a imigração só poderá atenuar os problemas do envelhecimento, sendo limitados os efeitos que poderá ter na alteração da estrutura etária dos países.

 

Conheça ainda nesta newsletter duas novas edições da Coleção OM Imigração em Números que o OM lança este mês para assinalar o tema da População Imigrante: Estatísticas de Bolso da Imigração (Catarina Reis Oliveira e Natália Gomes, 2019) e a Infografia “Imigrantes e Indicadores de Integração de Portugal” (Natália Gomes e Catarina Reis Oliveira, 2019).

 

Fonte: OM/MC

Topo