Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
A A A

05/03/2021

Economia Circular | O Caminho para a Sustentabilidade

A importância da economia circular como base de uma sociedade mais sustentável, nas vertentes económica, social e ambiental, é hoje um tema principal na agenda política internacional, europeia e nacional.

 

Governos, agentes económicos e consumidores estão cada vez mais conscientes da necessidade de agir visando a circularidade de produtos, processos e modelos de negócio que apostem na reutilização, reciclagem e recuperação de materiais e equipamentos, aliviando, dessa forma, a pressão ambiental pela menor necessidade de extração de matéria-prima.

 

A União Europeia tem vindo a definir planos e políticas conducentes à transição para uma economia mais circular e Portugal segue alinhado com essa estratégia.

 

Todos beneficiamos – agentes económicos, consumidores e a sociedade em geral – e o ambiente agradece.

 

No dossier que este mês é dedicado à circularidade da economia e à sustentabilidade são apresentados casos concretos de projetos e de modelos de negócio sustentados nesta nova realidade.

 

Em entrevista, Luísa Magalhães, diretora executiva Associação Smart Waste Portugal, complementa o tema com factos e dados sobre o impacto da economia circular no setor dos resíduos, e não só, em Portugal. Um país que há muito atribui especial atenção à ecologia e ao ambiente é, precisamente, o Japão, mercado em foco nesta edição da Portugalglobal.

 

Ainda a destacar os casos de sucesso de duas empresas que se distinguem pelo empreendedorismo e pela inovação: a ColorADD e o seu código gráfico universal e inclusivo que “dá cor” aos daltónicos; e a LSI Stone, especialista no processamento de pedras naturais e que conta no seu portefólio com projetos de referência em várias partes do mundo, incluindo Londres e Nova Iorque, para citar dois dos mais recentes.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: AICEP/MC

Topo