Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
A A A

26/10/2020

EUROPASS | Facilita a Empregabilidade dos Cidadãos

O Evento de Lançamento do Europass vai ter lugar no dia 26 de novembro.

 

  • O Europass assume-se hoje como um instrumento fundamental para o trabalho, estudo ou formação na Europa?

 

O Europass é uma ferramenta fundamental para facilitar a empregabilidade dos cidadãos.

Sendo o Europass um conjunto de documentos que registam as qualificações e competências adquiridas, de forma credível, permite facilitar ao utilizador a preparação da sua candidatura a um emprego.

 

O documento mais utilizado é o CV Europass, tendo alcançado mais de 100 milhões de utilizadores europeus. A nova plataforma Europass, para além dos modelos de CV editáveis, disponibiliza também um conjunto de serviços vantajosos para os utilizadores. Em dois meses alcançou mais de 500 mil utilizações. É uma iniciativa de sucesso!

 

  • O Europas é uma ferramenta multifacetada. Quais as suas diferentes valências e principais vantagens?

 

O Europass é mais do que um CV. O Europass é uma iniciativa constituída, atualmente, por quatro documentos que pretendem registar os conhecimentos e competências dos seus utilizadores, permitindo a sua comparabilidade com os restantes cidadãos europeus numa candidatura a emprego ou período de aprendizagem.

Para além do CV Europass, ainda existe o Europass Mobilidade: é um documento que regista, num modelo comum, o percurso de aprendizagem, estágio, formação profissional ou estudos na Europa; o Europass Suplemento ao Diploma, que é um documento que regista os conhecimentos e competências adquiridas durante o período académico, facilitando a compreensão por terceiros do significado do diploma, sendo a sua emissão da responsabilidade das instituições de ensino superior; e o Europass Suplemento ao Certificado, que é um documento que regista a descrição geral do curso e dos créditos do certificado de formação profissional, sendo a sua emissão da responsabilidade das instituições de formação profissional. Estas ferramentas permitem facilitar a empregabilidade dos seus utilizadores, disponibilizando informação adicional e credível aos empregadores/recrutadores.

 

  • Quem mais tem a beneficiar com o Europas?

 

Qualquer cidadão europeu: o Europass é uma iniciativa que pretende ajudar o indivíduo a apresentar as suas qualificações e competências de forma transparente e reconhecível e, em simultâneo, ajudar as empresas na seleção dos melhores candidatos no processo de recrutamento.

Para as empresas, cujo recrutamento seja em massa, este modelo é vantajoso porque permite ao empregador analisar, comparar e selecionar facilmente todos os CV recebidos, uma vez que se sabe onde encontrar a informação que se pretende obter do candidato, ou seja, não se perde tempo à procura de informação, que muitas vezes não consta no CV.

Para o candidato que está a desenvolver pela primeira vez um CV, é importante fazê-lo no formato Europass, porque a estrutura está desenhada para facilitar a apresentação dos requisitos, levando o candidato a fazer uma perspetiva do que fez ou está a fazer, principalmente no que respeita ao preenchimento das competências.

 

  • Em que consiste a plataforma Europass e o que justifica a aposta nesta plataforma?

 

A necessidade de mudança! O Europass foi criado em 2005 e foi tendo algumas atualizações, mas agora necessitava de apresentar uma nova abordagem, mais facilitadora para os seus utilizadores. Tornou-se premente criar uma plataforma que ajudasse os cidadãos, não só a desenvolverem um CV Europass competitivo mas também a terem possibilidade de consultarem oportunidades de aprendizagem e de emprego em toda a Europa.

 

  • Em junho deste ano assistimos ao lançamento do novo modelo Europass. Que novidades trouxe a atualização desta ferramenta?

 

A nova plataforma Europass oferece um conjunto de ferramentas online para que os utilizadores finais possam gerir a sua carreira e aprendizagem ao longo da vida, incluindo disponibilizar informação para os empregadores.

Para além da possibilidade de os candidatos desenvolverem o seu CV Europass em vários modelos editáveis e, com a opção de os guardar online, também disponibiliza oportunidades de cursos/formações e empregos em toda a Europa, bem como permite a ligação a plataformas de emprego.

 

Ao colocar o CV na plataforma de emprego, recebe notificações de anúncios de emprego ajustados ao seu perfil. Outra novidade são as credenciais digitais Europass que têm o mesmo valor legal dos certificados impressos. As instituições podem emitir, gratuitamente, qualificações digitais e outras credenciais de aprendizagem. Estas credenciais são usadas para uma candidatura a um posto de trabalho, aceder a uma universidade, etc.

 

Para saber mais, consulte: “Europass na primeira pessoa – Histórias e Testemunhos”; “Europass Boas Práticas”; “Europass no Mercado de Trabalho português – Relatório de Impacto” e “Vídeos”.

 

Mais informações disponíveis em www.europass.pt

 

Fonte: Europass Publicidade no Expresso desta semana/MC

Topo