Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
A A A

25/10/2021

Onde é que a política de coesão da UE produz o seu impacto?

‘Onde é que a política de coesão da UE produz o seu impacto? Simulações com um modelo de equilíbrio geral dinâmico regional’ é o tema do mais recente Working Paper lançado pela Comissão Europeia (CE), disponível em versão inglesa.

 

No presente documento, investigam-se os efeitos macroeconómicos dos investimentos da política de coesão 2007-2013 na União Europeia (UE).

 

Em primeiro lugar, apresenta-se uma panorâmica pormenorizada do orçamento da UE e das contribuições dos Estados-Membros para a política específica em apreço.

 

Em seguida, utiliza-se um modelo dinâmico de equilíbrio espacial geral para avaliar o impacto global da política a curto prazo e a longo prazo.

 

Por último, centra-se nas repercussões espaciais geradas pelos programas políticos, e destacam-se uma série de conclusões relevantes em termos políticos, no que diz respeito ao debate sobre o financiamento da política e à divisão entre os seus contribuintes líquidos e os beneficiários líquidos.

 

As principais conclusões sugerem que os programas da política de coesão tiveram um impacto positivo e significativo nas economias dos Estados-Membros e regiões da UE, em especial nas regiões mais pobres da UE.

 

As repercussões espaciais implicam que os programas implementados nos principais beneficiários da política também beneficiam os seus principais contribuintes.

 

Para alguns destes Estados-Membros, as repercussões constituem mesmo a principal fonte de benefícios da política de coesão.

 

Consulte AQUI:

 

| ‘Onde é que a política de coesão da UE produz o seu impacto? Simulações com um modelo de equilíbrio geral dinâmico regional’ (ENG)

 

 

Fonte: CE

Topo