Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
A A A

11/09/2019

Semana Europeia da Mobilidade 2019: Caminha Connosco de 16 a 22 de setembro

Modos de transporte ativos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para manter os nossos corações e corpos saudáveis. Caminhe e pedale em segurança, experimente os benefícios que tais opções de mobilidade lhe podem trazer!

 

De 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de participar numa semana inteira dedicada à mobilidade sustentável.

 

O seu objetivo é facilitar um debate alargado sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular. Como já é hábito, o Dia sem Carros será o culminar das atividades de toda a Semana.

 

A Campanha Nacional partilha os objetivos Europeus para a recuperação da qualidade ambiental das cidades do Velho Continente.

 

Objetivos principais:

  • Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído;
  • Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte terão na qualidade do ambiente;
  • Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade;
  • Proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

 

Lema 2019: "Caminha connosco"

Embora os nossos corpos estejam concebidos para se moverem, temos imensa dificuldade em encontrar tempo para nos mantermos ativos. Refletindo sobre a questão concluímos que grande parte da nossa rotina diária é feita sentados: no trânsito, à mesa ou, em frente a um ecrã. Mas como seria se tivéssemos a oportunidade de incluir o exercício físico no nosso dia-a-dia e ao mesmo tempo economizar dinheiro?

 

Esta edição da Semana Europeia da Mobilidade, com o tema inspirador “Caminhar e Pedalar em Segurança” e sob o slogan Caminha connosco” pretende evidenciar que caminhar e pedalar, em segurança, traz muitos benefícios quer sejam à nossa saúde e ao Ambiente, como também à nossa conta bancária!

 

As cidades que promovem a caminhada e o uso da bicicleta como formas de mobilidade em vez do uso do automóvel particular são cidades mais atraentes, têm menos congestionamento e apresentam uma maior qualidade de vida.

 

Quanto aos benefícios de “pedalar” para a nossa saúde, estudos mostram que os regulares utilizadores de bicicleta vivem em média mais dois anos do que aqueles que não o fazem e são, também, mais saudáveis tirando menos 15% de dias por motivo de doença, no trabalho.

 

No caso de andar a pé, e no caso de 25 minutos de caminhada rápida por dia, pode adicionar até sete anos à sua vida!

 

Imagem Semana Europeia da Mobilidade 2019 - Campanha

Veja aqui a versão portuguesa do filme promocional desta Campanha.

Fonte: Site da Semana Europeia da Mobilidade/APA/MC

Topo