Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
A A A

26/10/2020

A situação económica é a principal preocupação dos Cidadãos da UE no contexto da pandemia

Num período conturbado marcado pela pandemia de coronavírus, a confiança na União Europeia permanece estável e os europeus confiam na UE para tomar as decisões certas em resposta à pandemia no futuro.

 

No novo inquérito Eurobarómetro Standard, os cidadãos europeus consideram que a situação económica, o estado das finanças públicas dos Estados-Membros e a imigração são as três principais preocupações a nível da UE. A situação económica é também a principal preocupação a nível nacional, seguida da saúde e do desemprego.

 

No Eurobarómetro realizado em julho e agosto, a preocupação com a situação económica reflete-se na perceção do estado atual da economia. 64 % dos europeus consideram que a situação é «má» e 42 % pensam que a economia do seu país irá recuperar dos efeitos adversos do surto do coronavírus «em 2023 ou posteriormente».

 

Os europeus estão divididos (45 % «satisfeitos» contra 44 % «não satisfeitos») relativamente às medidas tomadas pela UE para combater a pandemia. No entanto, 62 % afirmam confiar na UE para tomar as decisões adequadas no futuro e 60 % continuam otimistas quanto ao futuro da UE.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: CE/MC

Topo