O Centro Comum de Investigação (JRC) da Comissão Europeia publicou um novo relatório sobre o panorama demográfico dos territórios da União Europeia, indo além da análise tradicional a nível nacional para explorar em pormenor a evolução demográfica da Europa, até ao nível do bairro.
O relatório conclui que a população europeia está a envelhecer, mas também que esse envelhecimento não é igual em toda a parte.
Os resultados mostram igualmente que o fosso entre as regiões com crescimento demográfico e as regiões em declínio demográfico deverá aumentar nas próximas décadas.
O relatório revela que os jovens que se deslocam, para trabalhar ou estudar, estão a ter um impacto importante nas alterações demográficas, com algumas regiões prósperas e outras menos desenvolvidas.
A Política de Coesão da UE e as Políticas de Inovação orientadas para as regiões podem ajudar a resolver os desequilíbrios territoriais, proporcionando serviços e oportunidades económicas para que as zonas atualmente despovoadas se tornem locais mais atrativos para viver.
Este último relatório do Centro Comum de Investigação acrescenta informações valiosas sobre a dimensão territorial das alterações demográficas e os desafios e oportunidades apresentados e contribui para os trabalhos sobre a visão a longo prazo para as zonas rurais, que a Comissão apresentará em junho.
Fonte: Centro Comum de Investigação da CE/MC