px

Eleições Europeias 2019: Pessoas com deficiência visual podem votar autonomamente

Mai 20, 2019 | Notícias

Sabia que as pessoas cegas vão poder votar em braille pela primeira vez nas Eleições Europeias?

 

A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto e a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes promoveram recentemente em Lisboa, uma demonstração para explicar como é que as pessoas com deficiência visual vão poder votar nas próximas Eleições Europeias de forma autónoma, segura e secreta através dos boletins em braille que vão estar disponíveis em todas as mesas de voto.

 

Quando uma pessoa cega se dirigir à sua mesa de voto, ser-lhe-á entregue uma matriz que já tem um boletim de voto no interior, graças à qual a pessoa consegue identificar os partidos e assinalar a cruz num quadrado recortado, sendo que cada partido corresponde a um número.

 

Antes de votar é entregue uma folha explicativa onde é feita a correspondência entre o número da candidatura e o respetivo partido para que depois a pessoa identifique facilmente na matriz o número que quer assinalar.

 

A demonstração do voto em braille incluiu também uma explicação de como funcionará o voto eletrónico, que é uma experiência piloto que vai estar disponível em 50 mesas de voto distribuídas pelos 14 concelhos do distrito de Évora, nas Eleições Europeias de 26 de maio.

 

O voto eletrónico também tem uma componente de acessibilidade, que será adequado para pessoas cegas e amblíopes, uma vez que a máquina funciona de forma tátil, através de um sistema de voz e com recurso a auriculares. Está ligada a uma impressora que, no final do processo, imprime o voto em papel para depois ser colocado na urna.

Fonte: Portal do Governo