O Europa Criativa 2014-2020 – Programa da União Europeia de apoio aos setores cultural e criativo, lança o segundo convite à apresentação de propostas relativos à Ação Preparatória – ‘Cinemas as Innovation Hubs for Local Communities’.
O objetivo é testar novos modelos e novas experiências de fruição de cinema, levando em consideração as necessidades das comunidades locais. Os projetos podem ser financiados até 70 % dos custos totais, com limite de 500 000 euros por projeto.
O prazo-limite para as candidaturas é 7 de agosto de 2020.
O foco estará em projetos capazes de repensar a experiência cinematográfica após a crise pandémica de COVID-19, com vista à criação de espaços culturais inovadores, em particular a cooperação entre cinemas e plataformas VOD.
Destaque também para o desenvolvimento de audiências e na construção de comunidades por meio de experiências interativas (através da oferta de uma ampla gama de atividades culturais e educacionais) envolvendo a colaboração entre as salas de cinema e outros operadores dos setores cultural e criativo.
Toda a informação e documentação pode ser consultada AQUI.
O programa Europa Criativa é um programa de cofinanciamento a fundo perdido, sem quotas por países, no qual impera a competição direta entre projetos. Pela sua natureza, e cumprindo a regra da subsidiariedade, o programa Europa Criativa promove a competitividade e a capacidade dos setores cultural e criativo europeus para operarem internacionalmente, apoiando exclusivamente projetos com valor acrescentado europeu.
O programa estrutura-se em dois subprogramas e uma vertente intersetorial:
1) Subprograma MEDIA (de apoio aos setores cinematográfico e audiovisual);
2) Subprograma CULTURA (dirigido às restantes expressões culturais e artísticas);
3) Uma vertente intersetorial que compreende, nomeadamente, um mecanismo financeiro de garantia (CCS Guarantee Facility) destinado às PME dos setores cultural e criativo (implementado em 2016), ou o financiamento dos Centros de Informação Europa Criativa.
O programa comporta ainda um conjunto de prémios e iniciativas, tais como as Capitais Europeias da Cultura.
SUBPROGRAMA MEDIA – FINANCIAMENTO AO SETOR AUDIOVISUAL
A Comissão Europeia, através do programa Europa Criativa e do seu subprograma MEDIA, atribui apoio financeiro ao setor do cinema e do audiovisual europeu com vista à profissionalização do setor, à circulação das obras e à promoção do desenvolvimento de audiências.
Neste contexto, as 14 linhas de apoio financeiro atuam desde a formação de profissionais até à exibição e promoção das obras, passando pelo desenvolvimento de obras cinematográficas, pela produção de obras para televisão, pelo financiamento a projetos de distribuição e exibição, bem como pelo apoio a festivais e ações de desenvolvimento de audiências e educação cinematográfica.
O subprograma MEDIA concorre, assim, para que que filmes e obras audiovisuais europeias, incluindo longas-metragens de ficção para cinema e televisão, documentários criativos, animação, videojogos e outros conteúdos digitais, encontrem mercados além das fronteiras nacionais e europeias.
A título de exemplo, o Apoio à programação TV de obras audiovisuais europeias dispõe de um orçamento que ascende a 13,5 milhões de euros dirigido a obras de ficção, filmes de animação e documentários criativos (obras unitárias ou séries).
Saiba tudo sobre Subprograma MEDIA.
Para mais informações e apoio na preparação de candidaturas contactar:
Centro de Informação Europa Criativa
Susana Costa Pereira: susana.costapereira@europacriativa.eu
Fonte: CE Portugal