Para conhecer melhor os direitos dos pais trabalhadores contacte a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego pela Linha Verde: 800 204 684.
Para assinalar o Dia do Pai que se comemora hoje, destacamos a homenagem feita a todos os Pais pela CITE:
“Dar tempo ao tempo que realmente importa e equilibrar as exigências profissionais, as responsabilidades domésticas e a vida familiar. Uma gestão que aposta na conciliação entre o trabalho e a família pode contribuir para um melhor desempenho profissional, bem como pode melhorar as relações pessoais.
A promoção da licença parental partilhada entre mãe e pai tem permitido o direito a cuidar das crianças e a garantir os seus direitos legais, conforme previsto na Convenção dos Direitos da Criança e legislação em vigor.
As licenças parentais de mães e de pais promovem a assunção de responsabilidades familiares, na educação, estimulando o crescimento saudável das crianças.
Em Portugal, verifica-se que os pais, têm vindo progressivamente a usufruir das licenças parentais, no exercício da sua paternidade, com maior expressão para as modalidades obrigatórias e de uso exclusivo. O objetivo é os homens usufruírem mais das licenças que, sendo facultativas, garantem uma verdadeira partilha entre pais e mães.
Fonte: CITE/MC