Para assinalar o Dia Internacional de Pessoas Portadoras de Deficiência, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação promove o III Seminário Necessidades Especiais: Inclusão e Equidade – Potencialidades do programa Erasmus+, a 30 de novembro, no Teatro Thalia, em Lisboa.
Consulte o Programa e inscreva-se.
A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação procura promover a participação de pessoas portadoras de necessidades especiais em projetos Erasmus+.
Por “Necessidades Especiais” deve-se entender qualquer pessoa cujas condições físicas, mentais, ou relacionadas com a saúde, poderiam condicionar fortemente a sua participação no Erasmus+ e, desta forma, seria fundamental um apoio financeiro suplementar para ultrapassar este obstáculo.
Deste modo, estes potenciais beneficiários do Programa podem tirar pleno partido dos acordos de mobilidade europeus, uma vez que o Erasmus+ dá atenção à orientação, receção, acessibilidade física, serviços de apoio pedagógico e técnico e, em especial, ao financiamento de custos adicionais que se revelem essenciais à sua participação.
Esta brochura conta com a participação de 17 instituições que já foram ou são beneficiárias do Programa, e cujos projetos abrangem os setores educativos – Educação de Adultos, Ensino Escolar, Formação Profissional e Ensino Superior.
Pretende testemunhar a importância que o Erasmus+ teve e tem na vida destes beneficiários ao nível da aprendizagem, formação e realização profissional e pessoal, constituindo uma contribuição para a celebração “De Erasmus a Erasmus+, 30 anos de história”.
O Erasmus+ é um programa inclusivo que permite ultrapassar barreiras e promover a igualdade e a inclusão através da facilitação do acesso aos participantes oriundos de grupos desfavorecidos e com menos oportunidades em comparação com os seus pares, sempre que essas desvantagens limitam ou impedem a participação em atividades transnacionais.
Mais informações disponíveis no website da iniciativa.
Fonte: Erasmus + e Brochura com testemunhos de beneficiários no âmbito das necessidades especiais