Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
NEWS2020
  AD&C Número 2 / maio a agosto de 2018
NEWS PT2020
Quatro projetos portugueses são finalistas dos Prémios RegioStars

A 'Kastelo' - Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos para Crianças, o I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, financiados pelo Programa Operacional Regional do Norte, o Museu do Património da Vista Alegre e o Centro de Negócios e Serviços Partilhados do Fundão, apoiados pelo Programa Operacional Regional do Centro são finalistas da edição de 2018 do Prémio Europeu RegioStars.

Este concurso anual distingue os projetos regionais mais inspiradores e inovadores da Europa apoiados pelos fundos da União Europeia.

A casa 'Kastelo' é a primeira unidade de cuidados continuados pediátricos constituída na Península Ibérica e é assegurada pela Associação Nomeiodonada. A funcionar em Matosinhos, foi distinguida em 2017 com o Prémio “O Norte Somos Nós” na categoria NORTE Inclusão, segundo a CCDR Norte “pela humanização do serviço prestado e capacidade de assegurar conforto e qualidade de vida aos seus utentes, a maioria em estado terminal.” A 'Kastelo' é agora finalista dos RegioStars na categoria “Criando um melhor acesso aos serviços públicos”.

O  I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde é finalista na categoria “Apoio à transição industrial Inteligente”. O I3S resulta da união de três dos mais conceituados centros científicos da Universidade do Porto — o Instituto de Biologia Molecular e Celular, o Instituto Nacional de Engenharia Biomédica e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular. A candidatura apresentada pela CCDR-N menciona o caráter excecional das equipas que trabalham em áreas como o cancro, a neurobiologia e as doenças neurológicas.

     

    De acordo com a CCDR Centro, o Centro de Negócios e Serviços Partilhados do Fundão foi concebido como motor da estratégia local de inovação e investimento, permitindo atrair 14 empresas TICE e criar 500 postos de trabalho altamente qualificados. Este projeto “impulsionou um ecossistema integrado que gerou 68 startups e deu suporte a mais de 200 projetos de investimento privado, apostando na I&D, em iniciativas pioneiras de conversão profissional e nas competências digitais.” É candidato à categoria “Apoio à transição industrial inteligente”.

    Por fim, o Museu do Património da Vista Alegre é candidato na categoria “Investir no Património Cultural”. A unidade museológica, sediada em Ílhavo, integra, para além do Museu, o conjunto arquitetónico composto pelo Teatro, pela Fábrica, pela Capela, pelo Hotel, pelo Bairro dos Trabalhadores e área envolvente. 

    Os vencedores da edição de 2018 dos RegioStars serão conhecidos a 9 de outubro, durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades 2018.

    São cinco as categorias a concurso:

    1. Apoiar a transição industrial inteligente;

    2. Alcançar a sustentabilidade através de baixas emissões de carbono;

    3. Criar um melhor acesso aos serviços públicos;

    4. Combater os desafios de migração;

    5. Tema do ano 2018: Investir no património cultural.

     

     
    Topo