Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
NEWS2020
  AD&C Número 2 / maio a agosto de 2018
NEWS PT2020

Com a metodologia EKUI, a alfabetização passou a ser mais estimulante para as crianças: o testemunho de Maria Augusta Santos.

 

É professora do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico no Externato Bom Jesus em Matosinhos e trabalha com a metodologia EKUI desde 2016. Considera que esta linha didática vem romper com a tradicional forma de ensino. 

 

Segundo a sua experiência, a EKUI permitiu responder às necessidades do agrupamento onde trabalhou e que dispunha apenas de dois terapeutas para seis escolas. Maria Augusta Santos começou a implementar o projeto numa turma com 24 alunos, três com necessidades educativas especiais e sete casos de alunos com necessidade de terapia da fala. Assim que experimentaram as diferentes formas de comunicação do Alfabeto EKUI, foi-lhes possível desenvolver competências variadas de literacia, comunicação e cidadania ativa. É uma aprendizagem global, tanto a nível pessoal como a nível social, contribuindo para serem cidadãos mais atentos. 

 

 

As crianças aprendem mais rapidamente o alfabeto português devido às pistas visuais, fazendo uma associação e memorização mais céleres, identificando melhor os grafemas, e por conseguinte os fonemas. Também permite desde muito cedo descobrir nas crianças problemas ao nível da fonética, possibilitando o encaminhamento precoce para a terapia da fala, melhorando o seu processo de integração.

 

Antes de aplicar a metodologia EKUI, Maria Augusta Santos passou por um processo de formação ministrada pela equipa EKUI. Esta equipa vai regularmente às salas de aula fazer uma avaliação pré e pós implementação, de forma a identificar o seu impacto. Simultaneamente, são partilhadas novas estratégias para uma exploração mais eficaz do material didático.

 
Topo