Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
NEWS2020
  AD&C Número 2 / maio a agosto de 2018
NEWS PT2020
PNI 2030 – Os grandes projetos da próxima década para Portugal

 

O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) é um instrumento de planeamento de longo prazo que define os investimentos estratégicos que o país deverá lançar na próxima década, com incidência nas áreas dos transportes e mobilidade, ambiente e energia. A definição das prioridades assenta em duas fases a decorrer em 2018. Conheça-as e participe!


 

O PNI 2030 resulta de um amplo consenso social, económico e político e articula-se com os objetivos estratégicos definidos para o Portugal 2030 (estratégia nacional para Portugal pós 2020), bem como com o PNPOT – Plano Nacional da Política de Ordenamento do Território e o RNC2050 - Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.

Este programa vai incidir sobre a mobilidade e os transportes, fatores chave para a competitividade externa e a coesão interna do país, que estão intrinsecamente ligados ao ambiente e energia, pelos desafios das alterações climáticas, da descarbonização e da transição energética.

O PNI 2030 assenta no domínio das infraestruturas e equipamentos e do desenvolvimento, renovação e reabilitação, em todo o território continental de Portugal, bem como no âmbito das infraestruturas de nível nacional, no período entre 2021 e 2030, em projetos ou programas com um valor igual ou superior a 75 M€. 

 

 

Consulte a apresentação do Plano Nacional de Investimentos 2030.

Conheça os programas e os balanços de cada debate realizado.

Saiba mais no site do Portugal 2030.

E participe! Submeta o seu contributo aqui.

 

A sua definição passa por duas fases a decorrer em 2018:

  • De junho a setembro – auscultação pública, recolha de contributos através do www.portugal2030.pt, realização de cinco sessões temáticas e outras cinco regionais para debater as prioridades definidas;
  • De outubro a dezembro - submissão do PNI 2030 ao Conselho Superior de Obras Públicas, e concertação política e obtenção de consensos no Parlamento. 
 
Topo