Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
NEWS2020
  AD&C Número 3 / setembro a dezembro de 2018
NEWS PT2020
Roteiro Capital Humano

O roteiro Capital Humano tem como principal objetivo conhecer os projetos que promovem mais e melhores qualificações, com o apoio do Fundo Social Europeu (FSE). Aferir in loco as boas práticas das entidades beneficiárias e dos seus parceiros, bem como conhecer os principais atores dos apoios, faz também parte da agenda de cada roteiro.  

 

Pretende-se, ainda, sensibilizar as entidades beneficiárias para a importância da comunicação dos resultados da aplicação dos fundos da União Europeia e recolher testemunhos para dar continuidade ao projeto de comunicação "Histórias de Sucesso" do Programa Operacional Capital Humano (POCH).

 

O Roteiro Capital Humano teve início em outubro de 2018 no Agrupamento de Escolas de Vilela, em Paredes. De sala em sala, de curso em curso, são dezenas de formandos apoiados pelo FSE, no âmbito do POCH, que trabalham diariamente para concluir o 12º ano. Para o Diretor do Agrupamento, Albino Pereira, o trabalho desenvolvido vai no “sentido de combater o abandono escolar precoce e melhorar as qualificações dos nossos jovens”, realçando a aposta “no desenvolvimento de projetos diferenciados no âmbito das respostas educativas de via profissionalizante, oferecendo aos alunos todas as condições para que se desenvolvam como pessoas e futuros profissionais, com uma enorme abertura ao exterior, passando pela aposta no desenvolvimento de oficinas técnicas e culminando numa rede de Formação em Contexto de Trabalho de abrangência crescente e cada vez mais regional”. 

 

Depois da visita à escola, o Roteiro Capital Humano dirigiu-se à Next - Publicidade, em Astromil, para conhecer Rui Santos, ex-formando do Curso Profissional de Designer Gráfico. Concluído o 12º ano, conseguiu o seu primeiro emprego: “estagiei na empresa dois anos e, como não pretendia prosseguir estudos, mal recebi o convite para ficar a trabalhar, aceitei sem hesitar”, explica  Rui.

 

Ainda em outubro, o Roteiro seguiu para Matosinhos, para a Escola Profissional Ruiz Costa. Com quatro cursos profissionais, esta escola privada aposta fortemente na formação ligada às novas tecnologias e às necessidades do mercado de trabalho, promovendo inúmeras parcerias com empresas. Dulce Sousa, diretora pedagógica, destaca o trabalho desenvolvido pelos alunos. Juntamente com os professores, procuram “evoluir diariamente nas suas competências”, referindo ainda que “muitos entram para um curso profissional sem saberem ao certo o que pretendem no futuro e acabam bem cientes do trajeto que pretendem percorrer, seja inseridos no mercado de trabalho, ou na faculdade”. 

 

E foi nesse mercado de trabalho que o Roteiro Capital Humano foi encontrar Marco Escaleira, ex-aluno do curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Na empresa Mindera dá os primeiros passos a nível profissional: “o que eu gosto mesmo é de fazer programação, arranjar soluções para problemas e aqui tenho essa possibilidade”, afirma. Sobre o processo de recrutamento, Marco Escaleira não esconde a sua surpresa: “Na entrevista que foi conseguida através da Escola Profissional Ruiz Costa, ninguém na Mindera me perguntou sobre as minhas aptidões profissionais, o que aprendi ou não na escola, antes quiseram saber muito sobre a pessoa que sou e o que poderia trazer de novo e de bom à empresa. Tenho agora um ano para mostrar isso mesmo e depois, se tudo correr bem, e eu quiser, serei integrado em definitivo na equipa”, explica orgulhoso.

 

Duas escolas, dezenas de professores e de alunos, o mesmo compromisso de fazer de Portugal um país mais qualificado, inclusivo e preparado para os desafios do futuro, com o apoio do Fundo Social Europeu no âmbito do POCH. 

 

O Roteiro Capital Humano visitará, nos próximos meses, mais duas entidades beneficiárias do POCH agora na região Alentejo. 

 
Topo