Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
NEWS2020
  AD&C Número 4 / janeiro a abril de 2019
NEWS PT2020

Da realidade aumentada ao vídeo mapping e à holografia, a Sketchpixel, com sede em Braga, tem clientes em todo o mundo e assume a inovação como forma de agir.

Encontrar pessoas qualificadas nem sempre é fácil e os apoios à contratação, através de fundos da União Europeia, têm sido essenciais para o crescimento da empresa.

Miguel Abreu, CEO, refere que “normalmente os clientes pedem coisas que ainda não existem, realidade aumentada, realidade virtual”. Para conseguir responder a estes desafios, só ultrapassando o que "tem sido a maior dificuldade da Sketchpixel: encontrar recursos com as qualificações necessárias" para o desenvolvimento de projetos como estes.

Os apoios do Portugal 2020 "permitem-nos contratar recursos qualificados, pagar de acordo e ter pessoas inteiramente dedicadas à investigação, sem dividir o tempo entre investigação e trabalho".

A importância deste financiamento é ainda maior quando permite mitigar os riscos associados a projetos de "investigação tecnológica, feitos juntamente com universidades, em que não sabemos qual vai ser o resultado". 

Para o projeto que está a decorrer contrataram cinco pessoas, três para os quadros da empresa e dois bolseiros de mestrado. Pedro Silva concluiu o mestrado em Bioquímica Aplicada na Universidade do Minho, mas foi na programação que encontrou a sua vocação. Após um estágio na Sketchpixel surgiu a oportunidade de continuar. 

Veja os testemunhos de Miguel Abreu, CEO, e de Pedro Silva, programador na Sketchpixel

 

A Stemmatters, uma empresa de biotecnologia focada no desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços para medicina regenerativa, sediada no Avepark, em Guimarães, recrutou três doutorados com o apoio à contratação de recursos altamente qualificados do Norte 2020

Após a conclusão do PhD em Bioquímica no King's College London, Pedro Costa andava à procura de oportunidades em Portugal, com especial interesse na área da medicina regenerativa. Encontrou a oportunidade na Stemmatters, um projeto desafiante, ambicioso e inovador. 

Para Rui Sousa, CEO e chairman da Stemmatters, a contratação de recursos humanos altamente qualificados é fundamental para a atividade da empresa, e os apoios do Portugal 2020 ajudam a reduzir o hiato com os competidores internacionais, reduzindo a necessidade de capitais próprios. 

"A maior parte destes quadros técnicos qualificados faz, na maior parte das vezes, uma carreira essencialmente académica”, pelo que os apoios dos fundos da União Europeia são um incentivo essencial quer para as empresas quer para os profissionais que querem progredir na área da investigação científica em ambiente empresarial.

Veja os testemunhos do Pedro e do Rui

 

Não perca a sua oportunidade e consulte os diversos concursos abertos para a Contratação de Recursos Altamente Qualificados, em vigor até ao final do ano, no eixo da Competitividade e Internacionalização.

 

O montante atribuído é de 25,5 milhões de euros do Fundo Social Europeu (FSE), distribuídos pela região Norte (10 milhões de euros), região Centro (10 milhões de euros), Alentejo (4 milhões de euros), Algarve (500 mil euros) e Lisboa (1 milhão de euros, mas só para contratação de doutorados).

 

Conheça ainda as opiniões de Jorge Nunes, vogal do programa regional Norte 2020, sobre a importância da contratação de recursos humanos qualificados, e de Eduardo Maldonado, presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), que afirma: "Uma empresa que não inova, estagna".

 

Consulte também os resultados do estudo de avaliação do contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para a formação avançada em Portugal.


Por fim, se vai contratar recursos altamente qualificados, tenha em atenção alguns aspetos

 
Topo