Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
NEWS2020
  AD&C Número 5 / maio a agosto de 2019
NEWS PT2020
Um mundo a cores,
para todos.

Miguel Neiva é designer de formação e vocação e o inventor do primeiro e único sistema de identificação de cores para daltónicos.

 

Não é daltónico. Nem tem ninguém na família que o seja. No entanto, foi esta limitação que o despertou para a criação de uma solução na sua tese de mestrado.

 

Durante oito anos estudou, pesquisou, desenvolveu e validou o seu projeto junto da comunidade internacional de especialistas, desde médicos a designers

 

Apurou o código e lançou no mercado o ColorADD, um alfabeto de cores para daltónicos, para ser interpretado a nível global, pelos 10% da população mundial masculina que sofre de daltonismo. 

 

Num mundo em que 90% da informação utiliza a cor para comunicar, esta é uma ferramenta que procura garantir a plena integração de um público daltónico sempre que a cor é fator determinante na identificação, orientação, escolha, comunicação e aprendizagem.

 

Um código único, inlusivo, universal e transversal. 

Porque, a cor é para todos!

 

O código ColorADD é um sistema com base em três símbolos gráficos simples que representam as cores primárias - vermelho, amarelo e azul. Estes elementos sustentados no conceito de adição de cores, criam todo o sistema, bastando relacionar os símbolos para conseguir identificar todas as cores. O preto e o branco orientam as tonalidades escuras e claras.

 

A aceitação e aplicação do código foi imediata e abrangente. Marcas como a Toyota, Cin, Viarco, Uno, Zippy, entre outras, e entidades como o Metropolitano do Porto, o Hospital de São João, e diversas autarquias, integram o código nos seus produtos e serviços. O jogo Uno, da Mattel, viu as suas vendas dispararem em 66% após introduzirem este sistema de identificação de cores (para já só à venda nos Estados Unidos). 

 

Este projeto tem também recebido várias distinções e reconhecimentos internacionais, por parte das Nações Unidas, do Banco Europeu de Investimento e da organização Ashoka, entre outras.

 

Para saber mais, veja este vídeo e a Ted Talk de Miguel Neiva, no Porto.

 

Com o projeto ColorADD, nasceu o ColorADD.Social, que desenvolve ações de sensibilização e rastreio precoce de daltonismo em crianças de escolas de todo o país, promovendo a inclusão. O projeto adapta ainda os materiais e equipamentos escolares ao código, para que a cor esteja acessível a todos os alunos.

 

Este projeto é apoiado desde 2017 pela Portugal Inovação Social, através do instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE). 

São várias as oportunidades de financiamento disponíveis para projetos de inovação e empreendedorismo social que constituam respostas inovadoras, impactantes e sustentáveis para problemas sociais. Saiba mais sobre a iniciativa Portugal Inovação Social, os projetos que apoia e os concursos que estão abertos.

 
Topo