Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
NEWS2020
  AD&C Número 5 / maio a agosto de 2019
NEWS PT2020
Laboratórios Colaborativos

Foram recentemente aprovadas cinco propostas para receber o título de CoLab, prefazendo um total de 26 Laboratórios colaborativos aprovados até agora, num investimento que ascende aos 70 milhões de euros. 

 

Os Laboratórios Colaborativos têm como objetivo criar, direta e indiretamente, emprego qualificado e científico em Portugal, através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.

 

Os CoLAB devem consolidar formas de colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o tecido económico e social, designadamente as empresas, o sistema hospitalar e de saúde, as instituições de cultura e as organizações sociais.

 

O Laboratório Colaborativo é constituído obrigatoriamente por, pelo menos, uma empresa e uma unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de uma instituição de ensino superior, financiada pela FCT

Podem participar empresas, entidades não empresariais do sistema de Investigação e Inovação, instituições de Ensino Superior (através das suas unidades de I&D), Centros de Interface Tecnológica e outras instituições intermédias e de interface, associações empresariais, organizações da administração pública ou parceiros do tecido produtivo, social ou cultural.

 

O concurso para o reconhecimento e a atribuição do título de Laboratório Colaborativo está aberto em permanência, permitindo a sua obtenção concorrer a financiamento específico. Saiba mais aqui

 
Topo