Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
NEWS2020
  AD&C Número 6 / setembro a dezembro de 2019
NEWS PT2020
Portugal 2030

A AD&C acaba de publicar o Boletim Bibliográfico Portugal 2030 onde poderá encontrar toda a documentação, nacional e internacional, publicada até agora sobre o próximo período de apoios da União Europeia.

 

Estes recursos pretendem promover o debate e reflexão em torno da futura aplicação dos fundos da União Europeia em Portugal.

 

Consulte o Boletim Bibliográfico Portugal 2030 e fique a par dos principais desenvolvimentos deste processo.

 

Alguns destes documentos encontram-se também acessíveis no site Portugal 2030, dos quais se destacam os documentos sobre o futuro da política de coesão, a dimensão social da Europa, o Programa Nacional de Investimentos 2030 e as apresentações dos workshops Portugal 2030.

 

 

 

 

A negociação do próximo ciclo de Fundos Europeus iniciou-se em maio de 2018, com a publicação da proposta de Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 (QFP 2021-2027) e das diversas propostas regulamentares para as Políticas Europeias a financiar naquele período, com destaque para as da Política de Coesão. 


Desde então, as diversas formações do Conselho da União Europeia têm discutido as propostas regulamentares, com destaque para o trabalho desenvolvido no âmbito do Grupo de Ações Estruturais, sede da discussão dos regulamentos da Política de Coesão.

 

Atualmente, a grande maioria dos regulamentos  já se encontra em discussão nos trílogos entre o Conselho Europeu, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia.


Nesta fase, houve um decisivo avanço negocial na maioria dos regulamentos, ainda que seja necessária a aprovação pelo Conselho Europeu do QFP 2021-2027.

 

A conclusão da negociação dos regulamentos deverá ocorrer durante o ano de 2020.

 

 
Topo