Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
NEWS2020
  AD&C Número 6 / setembro a dezembro de 2019
NEWS PT2020

O projeto ClimAgir percorre os 19 municípios da Região de Coimbra para divulgar informação sobre as alterações climáticas, as suas causas e os seus impactos, sensibilizando toda a população para as alterações de comportamentos que todos temos de adotar.
 

Essa tarefa está a cargo do "Bolotas", a mascote que se desloca num veículo elétrico pelo território da região de Coimbra, dinamizando as iniciativas deste projeto, que se concretizam em quatro dimensões:

 

  • Escolas - Destinadas à comunidade escolar, desde o 1º CEB ao Secundário/Profissional, estas ações consistem em palestras educativas sobre as alterações climáticas, complementadas com vídeos, jogos didáticos, ações de plantação e interação com a mascote do projeto. É também distribuído material de base aos professores, para viabilizar a continuidade das ações em sala de aula.
  • Municípios - Uma tenda itinerante que percorre os 19 Municípios da CIM Região de Coimbra com uma exposição didática sobre as alterações climáticas e os seus impactos nos vários setores de atividade da região, pretende alertar a população para a urgência da mudança de comportamentos. 
  • Praia - Realizadas na época balnear nas praias marítimas e fluviais da região, a equipa da ClimAgir informa os banhistas sobre fenómenos como as temperaturas extremas, os incêndios, o lixo marinho, a sua origem e efeitos, entre outros. São também feitas limpezas de praias, tendo já participado 3.000 pessoas nestas ações. 
  • Saúde Pública - Formações destinadas aos responsáveis de instituições públicas e privadas que mantenham cuidados de proximidade com grupos de risco, alertando para a adoção de boas práticas, tendo em conta as consequências das alterações climáticas na saúde humana.

     

 

 

 

Embora o projeto ClimAgir tenha vindo a ter um grande impacto sobre toda a população, tendo já atingido cerca de 23.150 pessoas que participaram nas diversas iniciativas, a aposta na mudança de mentalidades da nova geração é preponderante, pelo que as ações e a comunicação tem uma especial incidência nos públicos em idade escolar.  

 

«As alterações climáticas são cada vez mais visíveis. Projetos como este alertam-nos para a necessidade de ‘abrir os olhos’ e de perceber que a sociedade tem de mudar de uma vez por todas. Um projeto incrível e que aborda todos os assuntos.» é o que nos diz Raquel Ataíde, aluna de 12 anos, após participar numa das atividades do ClimAgir.


A amplificar estes resultados, existem ainda as redes sociais e a aplicação móvel que permite atingir públicos a uma escala também nacional.

 

Executado no âmbito da candidatura “Reforço das Capacidades de Adaptação às Alterações Climáticas – Ações de Comunicação e Sensibilização na CIM-RC”, financiado pelo POSEUR, o ClimAgir, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, contribui para a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) e para a execução de algumas medidas do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC) da CIM Região de Coimbra.

 

Saiba tudo sobre o projeto ClimAgir, conheça o "Bolotas" e veja o seu breve vídeo pedagógico, descarregue a aplicação e participe nas atividades!
 

 
Topo