![]() |
Número 8 / maio a agosto de 2020 |
![]() ![]() |
|
![]() |
Nelson de Souza
Ministro do Planeamento "Tenho muito orgulho na resposta do Portugal 2020 em tempos de pandemia" A pandemia tem exigido uma forte intervenção dos poderes públicos. Qual o papel do Portugal 2020 no combate à Covid-19 em Portugal? Participa ativa e transversalmente neste combate financiando igualmente as microempresas na aquisição de bens e serviços que lhes permitiram reabrir as suas atividades em conformidade com os novos padrões de segurança impostos pelas autoridades de saúde. O Portugal 2020 está ainda a financiar as empresas no processo de reabertura, na aquisição de bens e serviços, para que os funcionários possam regressar ao trabalho em segurança. Através do Portugal 2020, estão também a ser financiadas entidades dedicadas à investigação científica e à produção de medicamentos, tendo em vista a produção de um tratamento ou de uma vacina eficaz contra a Covid-19.
|
![]() Na sequência das alterações forçadas que a pandemia trouxe, o que vai mudar no Portugal 2020? Por outro lado, esta situação levou-nos ao financiamento de novas atividades e esse é um caminho que temos de saber percorrer. O Portugal 2020 está em fecho de ciclo no que diz respeito ao compromisso do financiamento, mas vai abrir-se um novo ciclo em que vamos seguramente aplicar uma certa aprendizagem que ocorreu durante este período, adaptando melhor as regras e as estruturas, para que respondam melhor às necessidades do país e da economia.
Quanto ao futuro num prazo mais dilatado, quais vão ser as linhas orientadoras para o próximo Quadro Financeiro Plurianual para Portugal? O que podemos esperar dos apoios do Portugal 2030? |
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.