Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
NEWS2020
  AD&C Número 8 / maio a agosto de 2020
NEWS PT2020
30 Anos Interreg

Para se adaptarem à adesão da Grécia (1981) e de Espanha e Portugal (1986) à União Europeia, em 1988 os fundos estruturais integram-se numa política de coesão global. Uma política projetada para promover uma União Europeia mais inclusiva, que unia Estados e Regiões, diferentes, mas com problemas e desafios semelhantes. 

 

Esta era uma missão que exigia um apoio adicional!

 

Foi assim que nasceu a Cooperação Territorial Europeia, designada de Interreg, no início da década de 90. 

 

Primeiro como uma iniciativa comunitária com um orçamento de cerca de 1,1 mil milhões de ecus alocados exclusivamente à cooperação transfronteiriça.

 

Depois foi tomando forma e ganhando importância, até se converter, no período de programação 2014-2020, num dos pilares fundamentais da Política de Coesão, com um orçamento aproximado de 10,1 mil milhões de euros, financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Desde a sua origem, o Interreg apoiou programas de cooperação entre regiões, órgãos de poder local e cidadãos além-fronteiras e financiou milhares de projetos e iniciativas que ajudaram a reduzir os obstáculos e a aproximar as pessoas.

 

É por isso que este instrumento está no centro do ideal europeu, incentivando as regiões e os países a abordarem os desafios através da cooperação.

 

Atualmente existem 60 programas de cooperação transfronteiriça, 15 programas de cooperação transnacional e quatro programas inter-regionais.
 
Portugal participa em três programas transfronteiriços (POCTEP, MAC), sendo um deles de vizinhança (ENI CBC MED); em três programas transnacionais (SUDOE, MED, Espaço Atlântico) e nos quatro programas inter-regionais (Europe, Interact, Urbact e Espon). Descubra-os a todos aqui

 

 

É hora de celebrarmos todas estas conquistas, 30 anos depois! 


Ao longo de 2020 são realizadas iniciativas para ilustrar os principais temas de futuro do Interreg: apoio à juventude, uma Europa com impacto neutro no clima e a vizinhança. 


Junte-se a esta comunidade e fique a conhecer aqui todas as iniciativas, incluindo o eBook e a exposição virtual. 

 
Topo