Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
NEWS2020
  AD&C Número 8 / maio a agosto de 2020
NEWS PT2020
Simplex 20-21

É já em 2021 que se prevê a implementação da medida “interoperabilidade entre Base.Gov e Portugal 2020”.
 
A medida permite a transferência automática para o sistema de informação do Portugal 2020, da informação constante no sítio BASE.GOV.pt relativa aos contratos públicos sinalizados pelos beneficiários em cada operação.
 
A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, afirmou que esta medida “vai beneficiar cerca de 2.300 entidades”, obedecendo ao princípio de que, “uma vez dada uma informação ao Estado, ela tem de circular internamente, o Estado comunica entre si e a informação só é prestada uma vez. Quando uma empresa se regista numa destas duas plataformas, os dados passarão a estar automaticamente disponibilizados na outra, por transferência interna dos sistemas”. Desta forma, “as empresas deixam de ter de comunicar dados para as duas plataformas”, esclareceu Alexandra Leitão, ao Público. 
 
Os beneficiários do Portugal 2020 deixarão então de enviar informação já residente na BASE.GOV.pt, contribuindo para a agilização do processo e diminuindo os custos de contexto.

 

Mas são 158 o total das medidas que constituem o Simplex 2020/2021 e muitas direcionadas às empresas.
 
É o caso do Export Forecast, uma ferramenta de base tecnológica, com funcionalidades preditivas de Inteligência Artificial, na área privada da plataforma My Aicep, que dará às empresas a antevisão de cenários futuros de exportação para os mercados externos, relevantes para o seu negócio, por forma a antecipar estratégias e ações que as protejam do risco e potenciem o seu sucesso.
 
Os serviços digitais de apoio à internacionalização constam também do Simplex 2020/2021. O objetivo é aumentar a oferta de serviços digitais para empreendedores disponibilizados no portal ePortugal.gov, garantindo que tenham disponíveis conteúdos informacionais e formulários eletrónicos traduzidos para língua inglesa. A “eAcademia Internacionalizar” vai oferecer o acesso a conhecimento e ferramentas que reduzem o custo de entrada no mercado.
 
O T-Invest vai disponibilizar no ePortugal apoios de abrangência nacional, regional e local dirigidos aos investidores e às famílias, assim como informação territorial sobre oferta e procura de trabalho, oferta de formação profissional e informação sobre infraestruturas e equipamentos de suporte à atividade económica, científica e tecnológica existentes nos diversos territórios.
 
Consulte todas as medidas do Simplex aqui
 
O Simplex é o programa da política de modernização administrativa em Portugal. Integra medidas de simplificação, modernização e inovação que melhoram os ambientes de negócios e facilitam o acesso aos serviços públicos por todos os cidadãos.
 
O Programa Simplex tem sido apoiado, desde a sua criação, pelos fundos da União Europeia. A edição 2020/2021 deste programa conta com o apoio do Portugal 2020, através do Compete 2020. 

 
Topo