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NEWS2020
  AD&C Número 8 / maio a agosto de 2020
NEWS PT2020

Na sequência da declaração do estado de emergência em Portugal, no âmbito da pandemia Covid-19, o encerramento das escolas e a implementação do ensino a distância atingiram todos os graus e vias de ensino.
 
O Ensino Profissional e a Educação e Formação de Adultos, financiada pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH), através do Fundo Social Europeu (FSE), são modalidades formativas onde a implementação de processos de formação a distância é mais complexa, por existirem componentes de formação prática, associadas ao perfil profissional, que mais dificilmente são ministradas por via remota ou que não podem ser concretizadas sem ser presencialmente. 
 
No entanto, neste contexto desafiante, foram encontradas soluções alternativas para as diversas situações de ensino. 
 
Nos Cursos de Formação Profissional, que integram uma grande componente prática e de formação em contexto de trabalho, para além do recurso ao ensino a distância através de aulas síncronas e das atividades assíncronas, recorreu-se à prática simulada para substituir a formação em contexto de trabalho, sempre que não foi possível concretizar a mesma nos moldes habituais devido à pandemia de Covid-19, permitindo dar continuidade aos processos formativos e concluí-los neste período. As provas de aptidão profissional dos cursos profissionais passaram também a poder ser realizadas à distância, por videoconferência. 

 

Na Educação e Formação de Adultos, a dificuldade de acesso a dispositivos informáticos e a falta de competências digitais de boa parte dos formandos, fizeram-se notar de forma mais intensa, dificultando a conclusão do processo de certificação de competências para grande parte deles.

     

    Mas as medidas de flexibilização dos fundos da Política de Coesão emanadas pela União Europeia e aplicadas em Portugal, possibilitaram o estabelecimento de medidas excecionais para os beneficiários, como a possibilidade de prolongar a duração das operações além dos prazos previstos e a revisão em baixa das metas contratadas.
     
    Assim, o POCH manteve o apoio às entidades que prosseguiram a sua atividade na modalidade de ensino não presencial, continuou também a apoiar os formandos que registaram assiduidade nesta modalidade, e pagaram às entidades formativas as despesas já concretizadas com cursos cancelados devido à pandemia. 
     
    Assista aos relatos dos diretores de escolas, professores e alunos. São a expressão de uma realidade vivida num período atípico de ensino a distância compulsivo, com impacto no contexto das medidas a adotar no futuro.
     
    Esta série de três filmes intitula-se “Histórias na Primeira Pessoa” e foi produzida pelo POCH, com a participação de três escolas. Uma forma diferente de partilhar experiências apoiadas por fundos da União Europeia e de celebrar o “Dia da Europa”.
     
    •    Escola Profissional da Região do Alentejo;
     
    •    Profitecla;
     
    •    Escola Secundária de Viriato.

     
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