px

Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica lançada hoje, em Lisboa

Fev 7, 2018 | Notícias

A Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica é apresentada hoje, numa sessão presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Na sessão vão ser anunciados os primeiros concursos para projetos de investigação colaborativa no âmbito da Parceira e apresentadas as experiências em curso de colaboração transnacional no plano euro-mediterrânico.

Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA)

É um programa de financiamento de 10 anos, com 440 milhões de euros divididos entre contribuições dos países participantes e da União Europeia, através do Programa Horizonte 2020.

Destina-se a apoiar a Investigação e Desenvolvimento nas seguintes três áreas:

•             Gestão sustentável da água em áreas áridas e semiáridas do Mediterrâneo;

•             Sistemas agrícolas sustentáveis;

•             Cadeia de valor alimentar no desenvolvimento regional e local mediterrânico.

A Parceria foi lançada na 2.ª Conferência Ministerial Euro-Mediterrânea, em maio de 2017, em Malta, com a Declaração sobre Fortalecimento da Cooperação Euro-Mediterrânea através da Investigação e Inovação.

A PRIMA visa um esforço crescente de diplomacia e cooperação científicas entre a Europa e os países do Mediterrâneo tendo como propósito transformar a região numa área de desenvolvimento económico sustentável e de intercâmbios culturais.

Além de Portugal, esta iniciativa conta com a participação dos seguintes países: Alemanha, Argélia, Chipre, Croácia, Egipto, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Malta, Marrocos, Tunísia e Turquia.

Fonte: Portal do Governo/FCT