O Instituto Pedro Nunes é um dos Vencedores dos Prémios RegioStars 2020, anunciados ontem pela Comissão Europeia, no âmbito da 18.ª edição da Semana Europeia das Regiões e Cidades.
A Comissão Europeia atribui anualmente estes prémios a projetos financiados pela União Europeia que demonstram excelência e novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional.
Mais sobre o Vencedor da Categoria 1 “Transição industrial para uma Europa inteligente”
O Centro ESA Space Solutions Portugal, localizado no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, procura formas de usar as tecnologias espaciais para resolver problemas na Terra. Através do projeto ESA-BIC, foram identificadas mais de 30 tecnologias espaciais como tendo potencial comercial em mercados não espaciais.
Para realizar a sua missão, o Centro tornou-se no primeiro na Europa a implementar os três instrumentos da Agência Espacial Europeia para o crescimento económico regional e o desenvolvimento de oportunidades de negócio a jusante: o Centro de Incubação de Negócios da ESA (ESA Business Incubation Centre), a Rede de Transferência de Tecnologia da ESA (ESA Technology Transfer Brokers) e a Plataforma de Embaixadores de Aplicações da ESA (ESA Business Applications Ambassadors).
Trata-se de um projeto baseado na Região Centro de Portugal que ajudou os empreendedores e as PME a gerar novos negócios e inovação, apoiando o seu acesso a tecnologias espaciais e dados de satélites e a utilização dos mesmos. Estão a ser utilizadas soluções de alta tecnologia espacial para criar novos produtos e serviços em setores como o transporte e a logística, a saúde, a agricultura e o ambiente.
Nos seus primeiros cinco anos de atividade, o projeto ESA-BIC Portugal ajudou a gerar mais de 11,5 milhões de euros em vendas e volume de negócio, criando 30 start-ups e cerca de 100 postos de trabalho altamente qualificados.
Saiba mais aqui sobre todos os Vencedores RegioStars 2020
Fonte: CE/MC