O Prémio Robert Schuman convida os cidadãos a contribuir para a reflexão sobre o Futuro da Europa, através de textos que proponham novas visões para a União Europeia.
A 9 de maio, terá lugar na “Maison Robert Schuman”, em Scy-Chazelles, na região de Metz (França), a celebração do 70.º Aniversário da Declaração Schuman (9 de maio de 1950).
Tendo em vista esta comemoração, assim como o lançamento da Conferência sobre o Futuro da Europa, o Centro Europeu Robert Schuman lançou o Prémio Robert Schuman, iniciativa arrojada e construtiva.
Aberto a participantes de qualquer nacionalidade, o Prémio destina-se a recompensar autores que apresentem um texto original de duas páginas e meia (em alemão, francês, inglês ou luxemburguês – as quatro línguas faladas por Robert Schuman), propondo e justificando uma etapa de progresso da União Europeia a partir de 2020.
Para além de ser totalmente inédita, a produção deverá respeitar o formato da Declaração Schuman (ou seja, ter menos de 900 palavras) e ser enviada ao Centro Europeu Robert Schuman até 15 de março.
Os contributos serão examinados e avaliados, até ao final de abril, por um júri composto por personalidades do mundo político, académico e económico do espaço europeu.
O vencedor do primeiro prémio receberá 15 000 euros no Dia da Europa, 9 de maio.
Os primeiros 100 textos classificados pelo júri serão publicados num livro coletivo disponibilizado à Conferência sobre o Futuro da Europa e transmitido às instituições europeias.
Saiba mais sobre este Prémio organizado pela “Maison Robert Schuman”, sob o patrocínio de Jean-Claude Juncker e de Oliver Paasch, entre outros.
Fonte: CE/MC