No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, realiza-se hoje a Conferência de Alto Nível sobre o Futuro do Trabalho.
A Conferência é uma oportunidade para debater e contribuir para a proposta de Conclusões do Conselho sobre os desafios, riscos e oportunidades do trabalho remoto.
O mundo do trabalho está em constante mudança, principalmente nos últimos anos. O surgimento de novas formas de trabalho encerra oportunidades, mas também muitos desafios e riscos, principalmente para os trabalhadores.
Os principais objetivos da Conferência são incentivar a discussão sobre as oportunidades, desafios e riscos das novas formas de trabalho. convidando a um amplo envolvimento e contribuição para a reflexão sobre o futuro do trabalho e também identificar as principais tendências, políticas públicas, iniciativas legislativas e formas inovadoras de resposta aos desafios das novas formas de trabalho. Consulte aqui o Programa.
Procura-se promover uma ampla discussão sobre dimensões como a organização do tempo de trabalho, a conciliação da vida profissional e pessoal, o direito à desconexão, o acesso dos trabalhadores à proteção social, bem como o direito à negociação coletiva. O resultado da conferência será integrado num conjunto de conclusões do Conselho sobre este assunto.
O Primeiro-Ministro português, António Costa, o Diretor-Geral da Organização Internacional do Trabalho, Guy Ryder e o Comissário Europeu para o Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit farão a sessão de abertura. Saiba mais em https://www.2021portugal.eu/pt/
Fonte: Site da Presidência Portuguesa do Conselho da UE/MC