O Conselho Nacional de Educação (CNE) dinamiza o Webinar: “Perspetivar o 1º ciclo em tempo de pós-pandemia“, no dia 22 de abril, às 17h30.
Desde março de 2020 que as escolas têm vindo a reorganizar o modo como se ensina e se aprende através do que podemos designar por um “ensino de emergência”, procurando adaptar os recursos de que dispõem e dar respostas diferenciadas de acordo com as condições particulares de cada aluno ou turma.
Os ecos que temos recebido indicam um acentuar das desigualdades durante este ano e como tem sido difícil garantir uma educação de qualidade, assegurando as melhores oportunidades educativas para todos, com particular destaque para a situação do 1º ciclo. Sabe-se que não tem sido viável organizar o trabalho necessário para promover aprendizagens essenciais de muitos dos alunos deste nível de ensino, nomeadamente as relativas à leitura e à escrita, sobretudo nos momentos de ensino não presencial.
Não é possível saber hoje como se poderá organizar o próximo ano letivo. Mas sabemos que não é possível ignorar o caminho percorrido no último ano e que não será desejável pensar um novo ano letivo focado em vias que se resumam a preconizar práticas educativas centradas em ‘fazer mais do mesmo’. O que se foi construindo, para responder à situação excecional que vivemos há mais de um ano, pode e deve informar uma ressignificação da escola e uma transformação das práticas pedagógicas.
Neste webinar propõe-se uma reflexão prospetiva focada no 1.º ciclo, discutindo vias de organização e de redefinição necessárias, que integrem o muito que se aprendeu no contexto da pandemia e perspetivem vias de recuperação e de inovação.
Saiba mais em https://www.cnedu.pt/pt/
Fonte: CNE/MC