INTERREG VI
INTERREG V
URBACT IV 2021-2027 – Programa de Cooperação Inter-regional
O URBACT IV, para o período 2021-2027 é um Programa de Cooperação Territorial orientado para a constituição de redes de cidades, posicionando-se enquanto veículo de aprendizagem coletiva e de troca de experiências envolvendo a promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado.
O Programa conta com um financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no montante de 79 769 799 € para apoio à constituição de redes de cidades para o desenvolvimento de soluções comuns em torno de desafios urbanos contemporâneos, reafirmando a posição chave das cidades e das comunidades locais face à complexidade crescente das mudanças societárias. A abordagem privilegia a partilha de boas práticas entre todos os profissionais envolvidos nas políticas urbanas através da Europa.
Uma importante componente desta atuação envolve o apoio às cidades no desenvolvimento de soluções pragmáticas, inovadoras e sustentáveis que integrem igualmente as dimensões económica, social e ambiental.
ESTADO-MEMBRO Todas Regiões (NUTS II)
Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia,
Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia,
Finlândia, França, Alemanha, Grécia,
Hungria, Irlanda, Itália, Letónia,
Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda,
Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia,
Eslovénia, Espanha, Suécia.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
O URBACT é um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, através da constituição de redes de cidades que trabalhem no desenvolvimento de soluções comuns para os desafios urbanos contemporâneos, reafirmando a sua posição chave face à complexidade crescente das mudanças societárias.
O desenvolvimento de soluções pragmáticas, inovadoras e sustentáveis deverá ainda integrar as dimensões económica, social, ambiental e de governança, sendo, neste âmbito, promovida a partilha de boas práticas entre todos os profissionais envolvidos nas políticas urbanas europeias.
A programação do URBACT IV reflete o sucesso do ciclo anterior e a reafirmação dos seus princípios de governança multi-nível, com: o reforço da aposta nas redes de cooperação interurbana, com mais recursos, a revisão do modelo das redes de transferência e a introdução do mecanismo de transferência das Urban Innovative Actions; o desenvolvimento e inovação do vetor de capacitação e capitalização ao nível do Programa.
Assim, espera-se que o Programa funcione enquanto centro de conhecimento e diálogo urbano e dinamizando a rede de 600 cidades, a focagem estratégica nas necessidades das cidades, reiterando o compromisso com a diversidade territorial das redes, com o envolvimento e apoio à participação de pequenas e médias cidades e com a atração de novas cidades para a rede.
Consulte a Ficha do Programa e saiba mais no website.