px

INTERREG SUDOE 2021-2027 – Programa de Cooperação Transnacional

O SUDOE – Programa de Cooperação Transnacional para o Sudoeste Europeu, foi elaborado tendo por base as cinco prioridades de investimento da União Europeia para o novo período de programação 2021-2027: uma Europa mais inteligente, mais verde, mais conectada, mais social e mais próxima dos cidadãos.

O programa é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) com uma dotação de 125 237 199€ para o período 2021-2027.

O espaço SUDOE é constituído por 26 regiões (NUTS II) pertencentes a 3 Estado-Membros (Espanha, França e Portugal). O Principado de Andorra participa no Programa como país terceiro.

Espanha: Todas as comunidades autónomas (exceto Canárias) e as cidades autónomas de Ceuta e Melilla
França: Região de Occitanie, Nouvelle Aquitaine e Auvergne
Portugal: Todas as regiões continentais (excetuando, portanto, Açores e Madeira)

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O Programa promove o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre parceiros com o propósito de encontrar soluções para os desafios e necessidades comuns ao espaço SUDOE. Conta com a experiência acumulada de cinco edições anteriores, que lhe confere uma vasta experiência no conhecimento do território, nos seus agentes e na compreensão dos modelos de desenvolvimento dos projetos.

O Programa SUDOE e a respetiva estratégia assentam em duas principais orientações:

1. Preservação do capital natural e reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas;
2. Reforço da coesão social e do equilíbrio territorial e demográfico através da inovação e do desenvolvimento endógeno.

A primeira orientação advém do facto do capital natural do espaço SUDOE ser um valor fundamental do território, em parte devido à sua localização periférica no sul da União Europeia. O aumento da temperatura, erosão dos solos e fraca precipitação são alguns dos desafios comuns enfrentados pelo território neste tópico.

Os desafios ligados à segunda orientação estratégica abordam tanto questões demográficas, como questões de ordenamento do território e recursos endógenos. Os desafios demográficos no espaço SUDOE estão relacionados essencialmente com o envelhecimento e o despovoamento progressivo das zonas de interior (mais rurais).

Em termos macroeconómicos, este território é desequilibrado no que concerne ao desenvolvimento económico das suas regiões.

Consulte a Ficha do Programa e saiba mais no website.