INTERREG VI
INTERREG V
INTERREG MAC 2021-2027 – Programa de Cooperação Transnacional
O Programa de Cooperação Territorial Europeia Interreg MAC 2021-2027 está centrado na cooperação das regiões europeias ultraperiféricas entre si e com os países e territórios do ultramar (PTU) ou países terceiros, sócios vizinhos ou organizações regionais de integração e cooperação, para facilitar a sua integração regional e o desenvolvimento harmonioso na sua vizinhança.
O Programa é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelos instrumentos de financiamento externo no valor global de 169 898 663 €, em complementaridade e sinergias com outros programas e instrumentos de financiamento, em particular com o Instrumento de Vizinhança, Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação Internacional – Europa Global.
No período de 2021-2027 o Programa MAC verá ampliada a sua área geográfica, visando alargar a cooperação baseada em interesses e valores partilhados, para alcançar objetivos comuns em matéria de inovação e competitividade, transição ecológica, luta contra as alterações climáticas, mobilidade e governação.
ESTADO-MEMBRO
Portugal: Região Autónoma dos Açores, Região Autónoma da Madeira.
Espanha: Comunidade Autónoma das Ilhas Canárias.
ESTADO-PARCEIRO
Cabo Verde
Costa do Marfim
Gâmbia
Gana
Mauritânia
Senegal
São Tomé e Príncipe
OBJETIVOS DO PROGRAMA
Apesar das disparidades entre os territórios da área de cooperação, a debilidade do tecido produtivo e a sua limitada resiliência face a situações de crise como a que foi gerada pela pandemia são geralmente evidentes. As diferentes áreas de intervenção do Programa MAC 2021-2027 serão orientadas para a melhoria da competitividade do tecido produtivo, através das oportunidades oferecidas pela economia verde e azul e pela economia circular.
O Programa visa o desenvolvimento económico sustentável, aproveitando o potencial dos territórios e as oportunidades oferecidas pela cooperação, do conjunto das Regiões Ultra Periféricas e dos seus países vizinhos e, por conseguinte, a melhoria da estabilidade política do espaço de cooperação.
A estratégia estabelecida, com metodologia bottom-up, partiu do diagnóstico da área do Programa e da experiência acumulada nos Interreg MAC anteriores, permitiu selecionar quatro prioridades que correspondem a dois objetivos políticos da UE e dois objetivos específicos Interreg: MAC Inteligente; MAC Verde; MAC Governação; MAC Mobilidade.
Consulte a Ficha do Programa e saiba mais no website.