px

An ex-post evaluation of the Fund for European Aid to the Most Deprived 2014-2020

Jan 9, 2025

An ex-post evaluation of the Fund for European Aid to the Most Deprived 2014-2020

Resumo:

Avaliação ex post do Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas mais Carenciadas (FEAC) durante o período de implementação 2014-2022, avaliando o seu impacto na pobreza nas regiões da União Europeia (UE).

O estudo examina seis medidas-chave da pobreza, incluindo a população em risco de pobreza ou exclusão social, a incidência e intensidade da pobreza, a desigualdade de rendimentos, a concorrência e a persistência da pobreza. A análise revela disparidades regionais significativas, com os países do Mediterrâneo e da Europa Oriental a registarem taxas mais elevadas de pobreza e desigualdade de rendimentos, parcialmente exacerbadas pela crise económica de 2008.

Embora tenham sido observadas reduções notáveis, especialmente nas regiões menos desenvolvidas, as melhorias na intensidade da pobreza e na desigualdade de rendimentos permanecem desiguais, com algumas áreas a apresentarem condições de agravamento.

Um modelo de regressão de efeitos fixos mostra uma correlação positiva entre o aumento do financiamento do FEAC e a redução da pobreza e da desigualdade, embora persistam desafios no estabelecimento da causalidade devido à atribuição não aleatória do FEAC. Para resolver esta questão, foi aplicado um modelo, que demonstra efeitos positivos significativos do FEAC nas seis medidas de pobreza, indicando que o aumento do financiamento do FEAC reduz eficazmente a pobreza e a exclusão social em toda a UE.

______________________________

An ex-post evaluation of the Fund for European Aid to the Most Deprived 2014-2020

Alicia de Quinto Notario

(JRC Working Papers on Territorial Modelling and Analysis N.º 04/2024)

Seville, European Commission. Joint Research Centre, 2024

 

Fonte: Joint Research Centre