Resumo:
A forma como trabalhamos está a mudar devido aos desenvolvimentos associados à transição digital e ecológica, bem como às alterações demográficas. À medida que essas transições afetam o conteúdo, as tarefas e os processos do trabalho, elas mudarão a forma como as pessoas trabalham, as competências necessárias, as condições de emprego e, em última análise, a qualidade de trabalho.
Essas mudanças são de grande relevância para trabalhadores, candidatos a emprego e estudantes que se estão a preparar para essas ocupações, bem como para as partes interessadas e formuladores de políticas.
Embora os seus impactos sejam tratados separadamente na presente análise, as transições ecológica e digital podem agravar ainda mais a escassez de mão de obra, tendo em conta os perfis de competências exigidos pelas profissões conexas. No geral, este artigo visa lançar luz sobre os perfis dos detentores de empregos, suas condições de emprego e alguns aspetos da qualidade do trabalho vivenciados por trabalhadores em ocupações relevantes para essas transições.
[…]
______________________________
Employment and social developments in Europe. Future-oriented occupations in the EU: main features, employment conditions, and job strain
Agnes Parent-Thirion, Nora Wukovits-Votzi, Jessye Muller
[ed.] European Commission. Directorate-General for Employment, Social Affairs and Inclusion
Luxembourg, Publications Office of the European Union, 2025
ISBN 978-92-68-25036-5
______________________________
Fonte: Comissão Europeia