Resumo:
Este trabalho apresenta uma nova abordagem para medir o bem-estar sustentável e inclusivo nas áreas urbanas e rurais da União Europeia (UE). O índice oferece uma nova adaptação do Índice de Progresso Social da UE, abordando especificamente as diferenças em matéria de bem-estar inclusivo e sustentável nas zonas urbanas e rurais da UE. Complementando métricas mais tradicionais de desenvolvimento territorial, como o PIB, este índice avalia o progresso social por meio de três dimensões principais: Necessidades Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidade. Essas dimensões cobrem um amplo espectro, desde segurança pessoal e qualidade ambiental até educação e inclusão, fornecendo uma visão diferenciada das condições sociais em diferentes contextos geográficos.
A análise revela disparidades significativas no progresso social entre as zonas urbanas e rurais da UE, com as cidades a apresentarem geralmente níveis globais mais elevados de progresso social. Os resultados sugerem que as cidades muitas vezes servem como centros de oportunidades, oferecendo uma força de trabalho altamente qualificada, um mercado de trabalho vibrante e um alto nível de inclusão. No entanto, existem desafios graves nas cidades, particularmente em termos de qualidade e acessibilidade da habitação e da qualidade do ambiente.
A clivagem entre as zonas urbanas e rurais no progresso social tem, em última análise, implicações de grande alcance para a atratividade dos territórios da UE. Onde esta divisão é maior, também o é a disparidade no risco de pobreza e exclusão social entre as zonas urbanas e rurais. Além disso, uma lacuna maior entre as áreas urbanas e rurais no progresso social se correlaciona com disparidades territoriais mais amplas nos resultados do mercado de trabalho, afetando particularmente os recém-formados e as mulheres.
Os resultados deste trabalho têm implicações importantes para a política de coesão da UE. Ele permite decisões de planejamento mais informadas no nível da cidade que promovem o crescimento equitativo e inclusivo. Identifica igualmente os principais domínios em que as cidades podem reforçar a coesão social, ao mesmo tempo que destaca as oportunidades de desenvolvimento rural, assegurando um progresso equilibrado em todos os territórios da UE.
______________________________
Social progress in cities and rural areas of the EU. A novel approach to measure sustainable and inclusive well-being in cities, towns and suburbs, and rural areas of the EU
Laura de Dominicis…[et al.]
(Working Papers: WP 01/2025)
European Commission. Directorate-General for Regional and Urban Policy
Luxembourg, Publications Office of the European Union, 2025
ISBN 978-92-68-26825-4
______________________________
Fonte: Comissão Europeia

